Carne vermelha faz mal pra saúde? Ela é nociva ou não?

Anderson di Aguiar
Anderson di Aguiar
4 minutos de leitura

Uma equipe de cientistas americanos alertou sobre o consumo de carne vermelha processada. Pois este hábito pode aumentar o risco de morte, mesmo em pequenas doses.

- Publicidade -

Já faz algum tempo que as pesquisas revelam os efeitos negativos da carne vermelha no planeta e na saúde. Pois entre os diversos males, podemos citar o câncer, o colesterol alto, as diabetes e doenças do coração por exemplo. Portanto, segundo alguns especialistas, a carne é a causa de todo o mal.

Mas uma nova publicação científica fortalece esse pensamento. Pois um grupo de pesquisadores americanos, concluíram que a carne é nociva mesmo em pequenas quantidades.

Mas existe uma pergunta no ar: qual a diferença entre comer pouca carne ou fazer uma alimentação sem carne? O Dr. Saeed Mastour Al Shahrani, autor principal do estudo foi quem levantou a questão.

Mas para responder esta pergunta, os pesquisadores analisaram a saúde e hábitos alimentares de 96 mil pessoas, sendo 50% deles vegetarianos. No entanto, a outra metade das pessoas consumia pouca carne.

Então não pode comer carne vermelha?

Entretanto, a pesquisa também analisou a morte de 7.900 pessoas. Contudo, 90% dos que comiam carne, consumiam cerca de 50 gramas por dia. Esta proporção é semelhante a uma fatia de presunto por exemplo.

Porém os pesquisadores afirmaram que 2.600 destas mortes ocorreram por doenças do coração, cerca de 33%. Do mesmo modo, mais de 1.800 mortes estavam ligadas ao câncer.

Segundo eles, esta é a prova que é melhor não consumir carne de jeito nenhum. “Assim, os resultados dão mais peso aos estudos realizados. Pois eles sugerem que o consumo de carne vermelha pode ter um impacto negativo na saúde e na expectativa de vida.“, revela Michael Orlich, co-autor do estudo.

Carne vermelha faz mal pra saúde? Ela é nociva ou não?

Mas há controvérsias

Porém, em 2019 algumas publicações do boletim norte-americano Annals of Internal Medicine colocaram essas pesquisas em dúvida.

Pois alguns cientistas reavaliaram diversas pesquisas utilizando métodos mais modernos de estatísticas. Assim, eles conseguiram informações de seis milhões de pessoas.

Desse modo, eles concluíram que a ligação entre o consumo de carne, o câncer e as doenças do coração é fraca. Por isso, serão necessárias novas pesquisas sobre o assunto.

Entretanto, o gerente da Cardiologia Einstein observa que precisamos ver esses novos resultados com cuidado, mas eles são válidos.

Carne vermelha faz mal pra saúde? Ela é nociva ou não?

Por isso o Dr. Marcelo Franken revela: “Estas evidências são úteis para repensarmos alguns conceitos. Mas precisamos de evidências mais fortes, para determinar o real efeito do consumo de carne. Ou seja, precisamos saber de fato se a carne pode causar câncer e doenças no coração. Do mesmo modo seria bom descobrir se existe uma quantidade ideal para consumo.

O cardiologista afirma que não é proibido comer carne vermelha. Mas ele recomenda moderação.

Devemos manter a ideia de que excessos não são bons”, diz. Além disso, é preciso ter cuidado com a forma de preparo do alimento. Pois o ideal é evitar carnes com muita gordura. Além disso precisamos evitar também as receitas que tenham frituras e empanados.

E aí, curtiu o post de hoje? Você come carne, come pouco ou não come nada? Diga aí nos comentários.

Acompanhe o Gênio! nas redes sociais para ficar por dentro de mais novidades incríveis: Facebook e Instagram

  • Descubra como ganhar R$ 500 em apenas 7 dias: o mapa definitivo para alcançar suas metas financeiras! Clique para descobrir

Vídeo novo no canal

Compartilhe esse Post
Seguir:
Anderson trabalha como Designer Gráfico há 22 anos e como produtor de conteúdo há 15 anos. Pai de 3 filhas lindas, nerd de carteirinha, assiste filmes, desenhos e séries todos os dias e ama o que faz!
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *