Você sabia que comer à noite pode influenciar seu sono? Entenda!

Anderson di Aguiar
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Quando decidimos perder peso e sermos mais saudáveis, precisamos manter o foco. Seja na reeducação alimentar, ou seja na prática de exercício físico. No entanto, dormir bem também precisa ser um objetivo. Principalmente, dormir a quantidade de horas recomendado para uma vida cheia de saúde.

Entretanto, é preciso saber que a maioria dos distúrbios do sono tem tratamento e pode ser evitada. Mas, menos de um terço dos doentes procura ajuda médica.

De acordo com a Associação Mundial de Medicina do Sono, os distúrbios do sono constituem uma epidemia global. Desse modo, este mal vem ameaçando a saúde e a qualidade de vida de cerca de 45% da população mundial.

Mesmo porque, quando não temos um sono de qualidade, coisas ruins acontecem em nosso corpo. Como por exemplo a redução da concentração, a diminuição da produtividade. dentre outros problemas de saúde. Entre eles a hipertensão, o infarto, o diabetes, e o aumento de peso por exemplo.

Qual o intervalo ideal para comer à noite?

Sobretudo, uma noite mal dormida pode estar relacionada com o que comemos antes de dormir.

O ideal portanto, é um intervalo de pelo menos duas horas entre o jantar e a hora de dormir. Mas, se o intervalo passar de três horas e meia, coma algo leve antes de ir para a cama. Mas nada de comer lanches, pizzas e batatas fritas neste intervalo, tá ok?

Você sabia que comer à noite pode influenciar seu sono? Entenda!

Além disso, evite comidas ou bebidas que estimulem o sistema nervoso central. Então, nada de café, bebidas alcoólicas, chá preto, refrigerantes, chocolate, biscoitos e energéticos. Ou seja, o corpo desperta, fica agitado, com menos capacidade de repousar e entrar em sono profundo.

Então, não faça refeições de difícil digestão, principalmente as comidas ricas em gordura ou molhos condimentados. Já que este tipo de comida pode prejudicar o sono profundo. Do mesmo modo, não beba muita água, pois a vontade de urinar interrompe o sono.

Entretanto, quem tem azia ou problemas de digestão, esta recomendação e a anterior são particularmente importantes. Nestes casos, deite pelo menos meia hora depois de comer e, inicialmente, com a cabeça mais elevada.

O que comer antes de dormir?

Você sabia que comer à noite pode influenciar seu sono? Entenda!

Vale a pena ressaltar que a janta pode ser semelhante ao almoço, porém, em menor quantidade. Nesse caso, reduza ou evite os temperos fortes e condimentos. Escolha cozinhar utilizando apenas alho, sal e cheiro verde por exemplo.

Mas se você precisar comer algo depois da janta, escolha alimentos simples e coma em pequena quantidade. Você pode comer amêndoas, avelãs com pele, queijo fresco com canela, caso procure algo diferente, por exemplo.

No entanto, ainda temos outras recomendações. Pois se você anda muito preocupado ou com estresse, saiba que isso tudo também pode prejudicar o seu sono.

Ou seja, o estresse aumenta os problemas de digestão por exemplo. Logo, até mesmo o melhor jantar pode não ser o suficiente para evitar uma noite mal dormida. Principalmente se você estiver muito estressado.

Além disso, se você trabalha em casa, evite dormir logo após finalizar o expediente.

Pois o estímulo intelectual pode prejudicar o sossego que a nossa mente precisa para entrar no sono profundo. Entretanto, se você tiver insônia, experimente praticar uma atividade relaxante, como ler um livro antes de dormir.

E você, costuma comer à noite antes de dormir? Diga aí nos comentários. 

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Anderson trabalha como Designer Gráfico há 22 anos e como produtor de conteúdo há 15 anos. Pai de 3 filhas lindas, nerd de carteirinha, assiste filmes, desenhos e séries todos os dias e ama o que faz!
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