Como carregar o celular com mais eficiência, dicas e hábitos

Anderson di Aguiar
Anderson di Aguiar
6 minutos de leitura

A gente preferia não te dar esta notícia, mas acreditamos que você está recarregando seu celular errado! Principalmente se o seu objetivo é aumentar a vida útil da bateria. Por outro lado, este também é um sério problema para os celulares mais antigos! Mesmo porque, depois de um ano de uso a bateria já não é a mesma!

- Publicidade -

As baterias são, de longe, um dos pontos fracos da tecnologia móvel, e uma das principais causas de ser tornarem obsoletas. E já que a maioria dos smartphones custam caro, para muitos nem precisaria ser um celular top de linha. Então, que eles durem mais tempo sem dar pau né?

Sem falar das questões ambientais, pois quanto menos vezes trocarmos de celular melhor será para o planeta.

Agora, se você tem o hábito de deixar seu celular carregando até estar completamente carregado, não o faça mais. Ou seja, as baterias não gostam de chegarem a 100%, mas também não gostam de ficarem completamente descarregadas. Mesmo porque este é um erro que muitos de nós cometemos, acreditando que assim a bateria não ficará “viciada”.

Na verdade este hábito é um mito, que vem dos tempos em que as baterias eram de níquel-cádmio (NiCd). Ou seja, elas não eram como as de lítio de agora, mesmo porque a tecnologia evoluiu muito. No entanto, elas ainda não evoluíram o suficiente em termos de vida útil, pois muitas ainda se acabam rápido demais.

Como carregar o celular com mais eficiência, dicas e hábitos

Portanto, precisamos adotar novos hábitos para combater este envelhecimento precoce. Então vamos aprender como carregar o celular do jeito certo?

Evite carregar a bateria no máximo

Pois é, como já vimos anteriormente, as baterias não gostam de carga total. Os especialistas recomendam recarregar até 80% e não deixar que descarregue menos que 30%. Ou seja, quando a bateria estiver com 30% é melhor ligá-la no carregador. Pois quanto mais baixo estiver, pior será. Não será fácil manter estes intervalos, mas devemos tentar.

Nunca deixe o celular carregando a noite inteira

Mesmo que você carregue 100% o seu telefone, não o deixe ligado na tomada a noite inteira. Se bem que a maior parte das marcas desvaloriza este cuidado. Elas dizem que seus aparelhos estão preparados para se “desligar” assim que chegarem a 100%. Por outro lado, também é verdade que essas mesmas marcas recomendam manter o celular com a bateria entre 30% a 80% da sua carga.

Ou seja, na prática admitem que carregar 100% não é o melhor para a bateria. Além disso, vários testes independentes provaram que os smartphones nunca se “desligam” de fato. Pois ainda continuam consumindo energia mesmo depois de atingirem a marca dos 100%. E isto nos traz outro problema: a temperatura da bateria aumenta quando o celular fica muito tempo ligado!

O calor é um grande inimigo da bateria

Se um celular esquentar demais ele pode até explodir. Mas não é disso que vamos falar.

A verdade é que as baterias sofrem com o excesso de calor, mesmo sem apresentar qualquer problema técnico. As marcas geralmente recomendam que as temperaturas de utilização não ultrapassem 45°.

Por isso, evite deixar o aparelho perto de uma fonte de calor ou debaixo de luz solar direta durante um longo período. Afinal, os smartphones não querem ficar bronzeados.

Mas durante o carregamento, a bateria do celular também esquenta, principalmente em carregamentos ultrarrápidos ou via wireless. Então, tenha um especial cuidado durante estes dois processos. Por isto, observe o tópico seguinte.

Recarregue o celular sem jogar ou ver vídeos

Como carregar o celular com mais eficiência, dicas e hábitos

Qualquer atividade que exija um maior processamento deve ser evitada neste momento. Já que isso pode causar um maior consumo de energia. No entanto, o certo mesmo seria desligar o aparelho enquanto ele está carregando! Mas como isso é praticamente impossível, devemos pelo menos deixar no stand by a maior parte do tempo ou com o mínimo de atividade possível.

Naturalmente, se as marcas revelassem uma maior preocupação ambiental, elas fariam de tudo para prolongar a vida útil dos seus aparelhos. Mas não é isso que elas querem né?

A verdade é que trocar a bateria fica muito mais em conta do que comprar um telefone novo. Então, pense nisso antes de dar o seu celular “de presente” para os seus filhos!

E você, como carregar o seu celular? Diga aí nos comentários, mas não esquece de deixar seu voto positivo e a sua reação!

Fonte Unibanco PT

  • Descubra como ganhar R$ 500 em apenas 7 dias: o mapa definitivo para alcançar suas metas financeiras! Clique para descobrir

Vídeo novo no canal

Compartilhe esse Post
Seguir:
Anderson trabalha como Designer Gráfico há 22 anos e como produtor de conteúdo há 15 anos. Pai de 3 filhas lindas, nerd de carteirinha, assiste filmes, desenhos e séries todos os dias e ama o que faz!
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *