Como consertar zíper quebrado - Faça você mesmo!

Como consertar zíper quebrado – Faça você mesmo!

Todo mundo já teve problemas com zíper, inclusive você! Neste post eu separei algumas dicas que vão facilitar sua vida quando isso acontecer!

O zíper não mudou muito desde que foi inventado, nem os problemas que temos com eles.

Quer zíperes presos, quer dentes que simplesmente não fecham, veja como resolver estes problemas no melhor estilo faça você mesmo!

Seu zíper está preso?

Quando o fecho do zíper fica preso, parece que alguma coisa está dentro dele. Nesse hiato, até que você o conserte, ele ficará preso na sua jaqueta, calça ou bolsa.

Então, qual a melhor maneira de consertar isso? É só seguir o seguinte passo a passo:

  1. Antes de mais nada, pegue um lápis de escrever e esfregue a ponta do lápis nos dentes.
  2. Em seguida tente movimentar o fecho novamente. Dessa forma o grafite ajuda a desemperrar.
  3. No entanto, caso não funcione, é hora de aplicar parafina ou “spray” lubrificante nos dentes, para diminuir o atrito entre os componentes.
    Primeiramente deixe o fecho do zíper totalmente para cima e, lentamente, aplique o lubrificante nos dentes.
    Em seguida, abaixe o fecho do zíper um pouco mais.
    Logo depois, reaplique e continue fazendo isso até que o zíper desça completamente.
    Com efeito, esse procedimento é muito útil para consertar um zíper preso no próprio tecido.
  4. Se acaso não tenha o lubrificante, você pode usar sabonete ou protetor labial.

Os dentes não fecham ou continuam abrindo

Como se não bastasse, um dos problemas mais irritantes com o zíper, são os dentes que não fecham. O problema pode apresentar alguns cenários diferentes. 

Se isso acontecer, o truque acima de usar um lápis ou um sabonete, pode alisar os dentes o suficiente para que eles funcionem novamente.

Caso contrário, o fecho pode não estar funcionando corretamente. Primeiro, verifique novamente para ter certeza de que um pedaço de pano ou linha não está preso no zíper. Em seguida, observe os dentes individualmente. Se algum deles estiver para fora, pegue um alicate e coloque-o de volta no lugar.

Se os dentes estiverem retos e limpos, dê uma olhada no próprio fecho. Com o tempo, ele se desgasta e quando isso acontece, ele para de prender os dentes do zíper. Pegue um alicate e tente fechar o fecho até que ele prenda os dentes novamente.

Como consertar zíper quebrado - Faça você mesmo!
Photo by Castorly Stock from Pexels

Se o zíper for de uma calça jeans, a solução é um pouco mais complicada. Se possível, remova o terminal inferior de metal com um alicate. Em seguida, deslize o fecho para baixo do trilho e realinhe os dentes, depois suba o fecho.

Se isso falhar, pode ser necessário substituir o zíper completamente. Embora você possa fazer isso sozinho, esta substituição pode custar em torno de R$ 20, mais ou menos.

O zíper não fica levantado

Outro problema comum com nas calças é um zíper que não fica levantado. Isso pode gerar várias situações embaraçosas. Infelizmente, você não pode realmente corrigir esse problema permanentemente, a menos que substitua completamente a peça.

Dito isso, existem uma solução temporárias muito simples. Coloque uma argola de chaveiro na ponta do fecho, suba o zíper e o encaixe no botão da calça na hora abotoar.

Rafa Cardoso

O fecho saiu do zíper

Se o fecho sair completamente ou se não estiver fechando bem os dentes, será necessário de trocar. Para tirar ou trocar o fecho, use um alicate. Feito isso, recoloque o novo controle deslizante deslizando-o de volta sobre os dentes. Substituir o fecho é geralmente muito simples e deve levar apenas alguns minutos. Aprenda como fazer este reparo no vídeo abaixo:

Curtiram estas dicas? Comente abaixo e compartilhe com seus amigos!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on whatsapp

2 comentários em “Como consertar zíper quebrado – Faça você mesmo!”

  1. Pingback: Óculos embaçado, como evitar usando máscara - Método Band-Aid

  2. Pingback: Como consertar zíper quebrado - Faça você mesmo! - Mahak

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Mais conteúdo pra você!