5 maneiras eficazes de realizar o controle emocional

Anderson di Aguiar
Anderson di Aguiar 5 visualizações
4 minutos de leitura
Garrafa Térmica Inteligente Shopee

Já falamos aqui como esta pandemia provocada pelo novo Coronavírus alterou a vida de muitas pessoas, nos últimos meses. Por isso tornou-se importante aprender a controlar as nossas emoções.

- Publicidade -
Achei na Shopee

A propósito, a inteligência emocional é definida como a capacidade do ser humano de aprender a desenvolver, controlar e expressar corretamente as suas emoções. Tais como a felicidade, euforia, tristeza e raiva, principalmente nestas duas últimas. Pois é importante saber como controlá-las para que os seus pensamentos e atitudes não sejam dominados por elas.

Portanto, existem algumas maneiras de trabalhar na sua inteligência emocional para conseguir um maior controle da sua vida.

1. Não tenha medo das suas emoções

Muitas pessoas escolhem esconder a raiva ou tristeza por trás do sorriso, desde que isso não as afete a longo prazo. Mas, como sabemos, isso pode ser negativo e ter um efeito bola de neve. Pois quanto menos se expressa e reflete sobre essas emoções, tudo fica mais intenso. Isso vai acontecendo ao ponto de causar uma avalanche emocional.

É preciso entender que as emoções e sentimentos são algo que faz parte da natureza humana. Por isso é normal sentirmos tristeza ou raiva algumas vezes. Então, o que você precisa fazer é se perguntar sobre o que te fez sentir dessa maneira. Em seguida tente resolver ou analisar a situação para conseguir um modo de se ajudar.

2. Pense antes de reagir, isso é controle emocional

Em situações tensas, uma pessoa que cuida da sua inteligência emocional prefere analisar e encontrar uma solução, ao invés de entrar em guerra. Pois às vezes, é tentador gritar ou reclamar por exemplo.

Mas se você controlar essas reações e falar sobre isso quando necessário, vai te ajudar bastante! Especialmente em situações nas quais você precisa estar 100% vigilante. Portanto, se acalmar, ouvir e analisar pode ser uma boa maneira para não perder o controle.

3. Defina metas faz parte do controle emocional

Agora, todo mundo tem altos e baixos. Ou podemos estar muito felizes, ou podemos ficar deitados na cama. No entanto, a inteligência emocional não nega isso. Pelo contrário, ela te ajuda a procurar algo que o motive a não perder o ritmo.

Por isso, nos dias em que não puder parar, procure metas que acompanhem seu ritmo. Agora, nos dias em que for difícil ver o lado bom da vida, defina metas que a ajudem a permanecer ativo e motivado.

4. Aprenda a observar

As pessoas que fortaleceram a sua inteligência emocional sabem que as reações, respostas e sentimentos podem afetar uma interação. Por isso elas são cuidadosas nos seus relacionamentos.

Por outro lado, elas também aprendem a ler as outras pessoas. Desse modo eles conseguem definir a melhor maneira de responder, sem causar discussões.

5. Abra a sua mente

Pessoas emocionalmente inteligentes são, frequentemente, acessíveis a outras pessoas e criam uma boa atmosfera, seja pessoal ou profissional. Assim, fica fácil comunicar ideias ou resolver problemas.

Portanto, a dica é não fechar a sua perspectiva e aprender com o que os outros têm a dizer.

E aí, curtiu as dicas de hoje? Você já consegue ter controle emocional nesses últimos tempos? Diga aí nos comentários. 

Acompanhe o Gênio! nas redes sociais para ficar por dentro de mais novidades incríveis: Facebook e Instagram

  • Descubra como ganhar R$ 500 em apenas 7 dias: o mapa definitivo para alcançar suas metas financeiras! Clique para descobrir

Vídeo novo no canal

Compartilhe esse Post
Seguir:
Anderson trabalha como Designer Gráfico há 22 anos e como produtor de conteúdo há 15 anos. Pai de 3 filhas lindas, nerd de carteirinha, assiste filmes, desenhos e séries todos os dias e ama o que faz!
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *