https://www.semprefamilia.com.br/casamento-e-compromisso/o-que-fazer-quando-o-casamento-entra-em-crise/
in

AmeiAmei

Crise no casamento, 6 problemas que podem ser evitados

Na maioria das vezes o controle das situações do dia a dia está em nossas mãos.

Tempo de leitura: 7 minutos

É comum todos nós passarmos por alguma crise no casamento, afinal de contas o relacionamento é um desafio a ser superado a cada dia.

Pois na maioria das vezes, são vários os motivos mais frequentes da briga de casal. Portanto, estes motivos podem ser os filhos, o dinheiro, dependência emocional e o sexo, inclusive.

No entanto, alguns comportamentos podem facilitar o relacionamento em casa. Escolha um dia a sós, para conversarem sobre tudo e analisem com carinho, quais atitudes vão tomar para evitar que o casamento continue em crise.

Sendo assim, eu quero compartilhar 6 problemas que podemos evitar no casamento.

1. Dependência emocional

Acredito que esperar que ele ou ela seja o motivo da nossa felicidade é um grande erro. Pois quando colocamos no outro a responsabilidade de sermos felizes, outros conflitos acontecem. Mas não para por aqui, pois a frustração chega junto com os conflitos.

Este tipo de problema causa um mal estar entre o casal, e a monotonia começa a fazer parte do relacionamento. Em seguida aquele que é dependente emocionalmente passa a sentir um vazio interior, inclusive.

Geralmente isto acontece se a outra pessoa não age como a dependente espera. Ela acredita, inclusive, que vive a própria vida através do companheiro. Afinal de contas, precisamos parar por um momento e olhar pra nós mesmos. Assim podemos descobrir até que ponto precisamos do outro.

Crise no casamento, 6 problemas que podem ser evitados

Eu estou alternando a escrita as vezes com a primeira pessoa, porque já vivi desta forma e superei pra contar a vocês!

Portanto, aquela famosa frase “Não posso viver sem ele ou sem ela” é uma frase perigosa para o nosso eu. Por consequência, ela prejudica e muito a a saúde do casal, por isso elimine essa atitude da sua vida.

Às vezes, falamos essa frase sem pensar e depois nos perguntamos o que aconteceu. Mas a verdade é que comportamento esconde uma necessidade capaz de criar ódio e contradição de sentimentos.

Diante disso, pense ao contrário e diga outra frase. “Não preciso de você para ser feliz, porque ser feliz é minha obrigação. No entanto, eu te escolhi pra dividir essa felicidade com você”.

2. Esperar demais do outro também gera crises no casamento

Criar expectativas com o parceiro é um problema sério e muito comum. Pois isso acontece quando esperamos demais dele ou dela, baseados nos nossos próprios desejos.

Então a crise bate na porta, pois o parceiro não consegue realizar, porque não está nos planos dele e as vezes nem combina com a personalidade da pessoa. No entanto, em alguns momentos, a pessoa nem sabe quais são as suas expectativas.

É comum isso acontecer quando queremos mudar a outra pessoa para satisfazer nosso ego. Ou inclusive esperar que o amor de sua vida seja uma pessoa “perfeita”.

Crise no casamento, 6 problemas que podem ser evitados

No entanto, é preciso lembrar que o amor deve ser mútuo e que o outro também precisa da gente. Precisamos parar de pensar que nós estamos no centro do universo.

Este comportamento, quase sempre termina em briga. Pois quando o outro não corresponde as expectativas, ficamos chatos e nos frustramos. Mas para esse problema existe a solução e é fácil. Apenas aceite como seu amor é e bingo!

Precisamos amadurecer e colocar as cartas na mesa. Cada um revelando e aceitando que tem pontos fracos e defeitos. Em seguida, façam um acordo e comecem a trabalhar nas próprias questões. Não se esquecendo nunca, de buscar a própria felicidade.

Pois não é preciso mudar a personalidade, mas corrigir os próprios erros é uma prova de maturidade emocional. Afinal de contas, o amor tudo suporta.

3. Casamento em crise por falta de comunicação

Agora, é preciso saber a diferença entre comunicação e informação.

Então vamos por partes. As contas, os filhos, e o trabalho, por exemplo, são informação prática. Portanto, falar sobre o esforço de cada um durante o dia é essencial.

Ou seja, comunicar é saber como o outro está e não apenas saber como foi o seu dia. Por outro lado, algumas coisas não deixam a gente ouvir o que outro fala. Muitas das vezes é o cansaço do dia, a falta de tempo ou a televisão ligada.

Crise no casamento, 6 problemas que podem ser evitados

No entanto fazer perguntas como “Como você se sentiu com isso ou aquilo?”, ajuda a aumentar a intimidade emocional do casal. Esta é uma das soluções indicadas pelos especialistas em terapia de casal, por exemplo.

Portanto precisamos criar tempo para falar, sem interrupções, sem a agitação da vida quotidiana e sem as contas que todos nós temos.

Desse modo conversem de verdade, evite ficar só ouvindo. Pois conhecer o estado emocional do outro é o mais importante para unirem cada vez mais.

4. Desinteresse sexual

A falta de intimidade sexual também provoca crise no casamento. Apesar do casal ter comunicação, afeto, cumplicidade e admiração, o interesse sexual também faz parte da relação.

Este desinteresse pelo sexo no casamento pode ser causado por estresse, rotina, brigas constantes ou a por causa das fases hormonais da mulher, por exemplo.

Crise no casamento, 6 problemas que podem ser evitados

Outro fator importante, que precisa ser evitado é a mesmice na intimidade. A responsabilidade da criatividade, ousadia e da sedução é dos dois. Um grande erro do casal é jogar essa tarefa para apenas uma pessoa. Quando na verdade, os dois precisam estar em sintonia, para que a satisfação seja plena!

Portanto, uma relação saudável, madura e cheia de vida, tem todos os motivos para incluir plenitude na intimidade sexual.

As pessoas que sentem um vazio e procuram o romance apenas para resolver este problema, não sabem que isto não resolve.

Feche portanto, todas as brechas no casamento. Apesar de não ser uma desculpa, precisamos cuidar para que o outro não procure fora de casa o que não têm em casa. Pode até parecer clichê, mas é bom relembrar!

5. Evite o ciúmes

Parece que é a primeira coisa que sentimos quando estamos com a autoestima lá embaixo. A insegurança anda de mãos dadas com a desconfiança, e nessa fase o perigo é real.

Crise no casamento, 6 problemas que podem ser evitados

A crise no casamento, aumenta quando um dos parceiros passa por isso! Pois a comparação com outras pessoas de fora é constante. Assim, eles acabam sentindo que não o companheiro não sente mais atração! Por isso, a pessoa tem medo de perder para outro ou outra! Na verdade, tudo para a pessoa ciumenta representa ameaça ao seu objeto amado.

Nessa caso, é necessário uma auto avaliação urgente para recuperar a autoestima e o amor próprio. Escreva tudo o que te faz sentir ciúmes, e analise depois se faz algum sentido pra você.

6. Desgosto e tristeza também deixam o casamento em crise

Estes sentimentos refletem um pouco de tudo o que falamos aqui hoje. A nossa vida corrida acaba tirando o que existe de melhor dentro de nós: o amor.

Como eu disse no texto, é preciso se amar em primeiro lugar. Do mesmo modo é preciso ser feliz consigo mesmo. Pois o amor e a felicidade estão dentro de você.

Com esse pensamento, temos condições agora, de compartilhar isso com aquele ou aquela que escolhemos para viver uma vida inteira!

Crise no casamento, 6 problemas que podem ser evitados

O primeiro passo para resolver isso é parar de pensar que é obrigação do outro nos alegrar.

Não, isso é errado e não deve ser incentivado. Pense no que te faz feliz, pense no que você gosta e que te faz se divertir. Agora, pegue tudo isso e compartilhe com o amor da sua vida, afinal de contas, isso é agregar na relação.

Faça convites um ao outro, saiam para tomar sorvete, assistir um filme no cinema ou simplesmente sentarem no parque para jogar conversa fora.

Fale, ouça, pare um pouco, sorria mais, abrace mais, beije mais e amem-se mais! Pois o tempo quem faz é você!

E aí, curtiram as dicas de hoje? O que você faz para deixar seu casamento mais saudável? Diga aí nos comentários!

A melhor hospedagem para o seu site

Merece 1 ponto seu?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por Anderson di Aguiar

Gestor Social Media
2 prêmios de melhor blog do Brasil com Frango Nerd
Sócio da Aramado Midia Marketing Digital
Webdesigner - Designer - Problogger

Vida financeira, 7 passos para se organizar em 2021

Vida financeira, 7 passos para se organizar em 2021

Vaso de planta ecológico, como e o que fazer com os potes usados

Vaso de planta ecológico, como e o que fazer com os potes usados