in

GosteiGostei

Cuidados com a pele, saiba que homem também cuida da beleza

Tempo de leitura: 4 minutos

Foi o tempo onde os cuidados com a pele eram coisas apenas das mulheres. Pois nos dias de hoje, muitos homens passaram a cuidar da pele do rosto, por exemplo.

E não é apenas por questão de higiene e beleza, mas também como uma forma de cuidar da saúde. Afinal de contas, homem também se cuida, e deve se cuidar!

Por isso, quando o assunto é a pele do rosto, você precisa saber que os homens têm características únicas. Por isso é preciso prestar atenção na hora de limpar e hidratar a pele.

Além disso, você precisar criar uma rotina diária e escolher os produtos ideais para o seu rosto.

Quais as diferenças nos cuidados com a pele masculina?

Ao comparar os homens e as mulheres, percebemos que os homens têm a pele mais frágil. Mas você pensava o contrario né?

Por isso que eu falei que a pele dos homens precisa de cuidados especiais. Pois o homem produz mais sebo e suor, por causa da testosterona. Por outro lado, quanto mais testosterona, maior a produção de óleo.

Ao mesmo tempo, a pele masculina é mais grossa, firme e compacta. Por isso a produção de colágeno tende a diminuir, já que a idade vai chegando e as rugas aparecendo.

Diante disso, a solução é mudar alguns hábitos, usar produtos específicos, para fortalecer a pele e garantir uma maior hidratação na pele. Dessa forma, o rosto fica menos oleoso, hidratado e mais jovem. Isso porque, os cremes esfoliantes ajudam a controlar a oleosidade da pele.

O que os cuidados com a pele tem a ver com o meio ambiente?

Nós estamos carecas de saber que o Sol é um inimigo perigoso para a pele masculina. Existe um mito, que por sermos homens, somos mais resistentes e a nossa pele também. Mas está provado que isto não é verdade!

Por isso, precisamos criar o hábito de usar protetor solar, por exemplo, quando sair de casa e estiver exposto ao Sol.

Além disso, existem produtos criados especialmente para a pele do homem. Pois eles funcionam como uma barreira protetora e hidratante contra os efeitos UVA/UVB. Assim sendo, eles podem prevenir o envelhecimento precoce e o aparecimento de rugas e manchas.

Vale a pena mencionar que muitos homens expõe suas peles em ambientes poluídos, e dessa forma sofrem com a ação dos radicais livres.

Os radicais livres são substâncias tóxicas que organismo produz. Mas em condições normais, o próprio corpo se encarrega de neutralizar. No entanto essa eficácia depende do cuidado e proteção preventiva, usando produtos hidratantes.

Cuidados na hora de barbear

Outra atitude necessária para preservar a saúde da pele masculina é barbear o rosto corretamente.

É preciso usar lâminas boas e de qualidade para que elas protejam e evitem desconforto, irritação e vermelhidão. Além disso, procure usar cremes de barbear e cremes pós-barba para homens da pele sensível.

Cuidados com a pele, saiba que homem também cuida da beleza

O ideal é utilizar água fria após o barbear, pois a água fria causa o fechamento dos poros e vasinhos, evitando sangramentos. Outro cuidado importante ao barbear é o uso da loção pós-barba, que auxilia o fechamento dos poros, ajuda a aliviar irritações provocadas pela lâmina e possui propriedades cicatrizantes.

A seguir confira algumas dicas para fazer a barba:

  1. A melhor hora para fazer a barba é durante o banho. Pois a água quente e o vapor facilitam o barbear e evitam a inflamação dos poros que ficam mais abertos e os pelos mais macios. Para isso já existem espelhos que não embaçam, desenvolvidos especialmente para esta finalidade;
  2. Quem não gosta de fazer a barba no banho, pode colocar uma tolha umedecida com água morna no rosto por dois minutos;
  3. Antes de se barbear, o rosto deve ser lavado com sabonete neutro para remover impurezas e evitar inflamações;
  4. É importante utilizar cremes ou géis de barbear que contenham em sua composição elementos anti-inflamatórios, anti-sépticos e refrescantes. Mas vou repetir, use produtos de acordo com o seu tipo de pele. O creme por exemplo, é bom para peles secas e o gel para peles oleosas. A mesma sugestão vale para os produtos de pós-barba;
  5. Troque as lâminas do barbeador a cada quatro ou cinco barbas, principalmente quem tem barba mais grossa;
  6. Não pressionar com muita força a lâmina contra a pele e fazer a barba no sentido dos pelos;
  7. No caso de pele com acne, cuidado para não cortar as regiões lesionadas, o que pode disseminar a bactéria presente na acne.

E aí, curtiu esta dica? Você também cuida da sua pele? É vaidoso? Diga aí pra gente nos comentários!

A melhor hospedagem para o seu site

Merece 1 ponto seu?

Um Comentário

Comente aí gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por Anderson di Aguiar

Gestor Social Media
2 prêmios de melhor blog do Brasil com Frango Nerd
Sócio da Aramado Midia Marketing Digital
Webdesigner - Designer - Problogger

Inchaço, porque este problema atinge mais mulheres do que homens?

Inchaço, porque este problema atinge mais mulheres do que homens?

Perder peso é possível, mas evite esses 5 erros para conseguir emagrecer

Perder peso é possível, mas evite esses 5 erros para conseguir emagrecer