in

UAUUAU

Exercícios físicos e 10 mitos que não te deixam praticar

Tempo de leitura: 5 minutos

Todos queremos manter a forma praticando exercícios físicos. Mas provavelmente somos atrapalhados por alguns mitos populares. Saiba quais.

É preciso muita força de vontade para ter uma vida ativa e conquistar os benefícios dos exercícios físicos. Além disso, a dedicação e a paciência precisam andar juntas, principalmente no início. Porém, o mais importante de tudo é adquirir o hábito.

A melhor maneira é progredir com pequenos passos, um de cada vez. Ou seja, faça como você fez quando aprender a andar. Lembra?

Mas e quando alguns mitos te impedem de começar a prática? É preciso descobrir o que está atrapalhando o seus planos. E é isso que eu vou compartilhar: 10 mitos que provavelmente estão sabotando seus objetivos. Confira!

1. Sem suplementos, sem resultados

Você não tem a necessidade de consumir proteínas demais. Ou através de alimentos ricos em proteína, ou de suplementos de proteína. Pois isto não ajuda na melhoria de performance e nem tampouco no aumento de massa muscular. Mesmo porque, este consumo exagerado pode ser prejudicial à saúde e ao desempenho do atleta.

Exercícios físicos e 10 mitos que não te deixam praticar

No entanto, geralmente, quem pratica exercícios físicos diariamente deve reforçar o consumo de proteínas. Mas é preciso observar as doses diárias recomendadas.

2. O treino só é eficaz se causar dor nos músculos

As dores musculares são provocadas por pequenos traumas que acontecem nas fibras musculares durante os exercícios físicos. É portanto, um processo microscópico das fibras musculares que promove o crescimento dos músculos.

Exercícios físicos e 10 mitos que não te deixam praticar

Entretanto, a dor acontece principalmente quando esse processo é interrompido. Portanto, se você se exercitar com frequência e envolver o corpo todo, não vai ter dores musculares.

3. O alongamento reduz as dores antes e depois dos exercícios físicos?

Não, alongar os músculos não reduz as dores musculares, mas pode preveni-las. Pois os alongamentos promovem o relaxamento dos músculos, iniciando o seu processo de recuperação e prevenindo lesões.

Exercícios físicos e 10 mitos que não te deixam praticar

4. Quando mais exercícios físicos, melhor os resultados

Outro mito, pois você até pode passar mais de três horas na academia. Mas se não fizer os exercícios de forma correta, você corre o risco de não ter resultados.

Pois o mais importante é a qualidade do exercício e não a quantidade de horas. Então, escolha fazer treinos curtos e mais intensivos. Assim, o risco de desistir da academia por falta de resultados também vai diminuir.

5. Faça o máximo possível de exercícios físicos

10 mitos que não te deixam praticar esportes

Não faça. Pois é muito importante o corpo ter períodos de descanso. Fazer os mesmos grupos musculares todos os dias pode causar fadiga muscular e desencadear lesões graves.

Então, divida o exercício ao longo dos dias da semana e trabalhe grupos musculares diferentes. Escolha intercalar trabalho cardiovascular com trabalho de hipertrofia muscular para obter melhores resultados.

6. As mulheres que fazem musculação ficam masculinizadas

Mentira do capeta! Pois para isso acontecer, a mulher teria que consumir substâncias químicas para desenvolver um outro biotipo. As mulheres que fazem exercício só acentuam as linhas femininas definidas pela sua genética. Isso serve tanto para quem faz musculação ou outro tipo de trabalho muscular.

10 mitos que não te deixam praticar esportes

Por outro lado, as mulheres vão sentir-se mais bonitas e em forma. Isso acontece por causa da liberação das endorfinas promovida pela prática esportiva.

7. Quem faz exercícios pode comer o que quiser

Este mito tem tanto de comum quanto de falso. Pois só se conquista um corpo saudável se além de fazer exercícios físicos, tiver também uma alimentação saudável.

8. O plano de treinos do meu colega de academia pode ser o meu também

Nem pensar! Pois os programas de exercícios físicos devem ser feitos e ajustados de forma individual. Pois além dos objetivos e expectativas pessoais, a resistência física também varia de pessoa para pessoa.

Então aquilo que o meu amigo faz, eu posso não conseguir fazer de forma tão eficaz nem com os mesmos resultados. E isso é normal inclusive. Assim, procure ajuda especializada para a realização de um plano de treino.

10 mitos que não te deixam praticar esportes

9. A balança revela o resultado do treino

Para perceber se de fato emagreceu, o melhor jeito é usar uma fita métrica para medir o perímetro da área pretendida. Pois você pode estar com o mesmo peso, porém mais tonificado. A massa muscular também pesa, não se esqueça disso.

10. Tem que perder peso rápido

Iniciar uma atividade física não causa efeitos imediatos no peso. Logo, apenas com a prática continuada é possível perder massa gorda sustentada em zonas específicas do corpo. Ou seja, perder peso numa semana não vai rolar, esqueça! Combine exercício físico regular com uma dieta saudável.

E aí, curtiu o post? Você vai praticar exercícios depois de ler esta lista? Diga aí nos comentários. Mas não esquece de deixar seu voto positivo e a sua reação! Fique ligado em nosso Instagram!

A melhor hospedagem para o seu site

Merece 1 ponto seu?

2 Comentários

Comente aí gente!
  1. Meus parabéns pelo artigo e o website. Realmente é muito importante a prática de exercícios físicos e é bom ter um espaço que possa incentivá-los. Ótimo site, bom trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por Anderson di Aguiar

Gestor Social Media
2 prêmios de melhor blog do Brasil com Frango Nerd
Sócio da Aramado Midia Marketing Digital
Webdesigner - Designer - Problogger

Borra de café pode ser usado como repelente e esfoliante

Borra de café pode ser usado como repelente e esfoliante

Infecções virais, como acontecem e como evitá-las

Infecções virais, como acontecem e como evitá-las