Inchaço, porque este problema atinge mais mulheres do que homens?

Ana Beatriz
Ana Beatriz 9 visualizações
5 minutos de leitura
Garrafa Térmica Inteligente Shopee

inchaço atinge a maioria das pessoas, principalmente as mulheres. Mas porquê? Hoje eu vou responder estas perguntas e dar algumas dicas de como evitar a retenção de líquido.

- Publicidade -
Achei na Shopee

Você já sentiu aquela sensação das pernas estarem inchadas no fim do dia? Principalmente quando você tira as meias e as marcas ficam na pele. Os médicos chamam essa retenção de líquido de edema.

Algumas características são claras, como o aumento do volume de partes do corpo, por exemplo.

Da mesma forma, podemos identificar o inchaço através de alguns sinais. Como o ganho de peso e o aumento da parte inferior dos olhos inclusive.

Antes de mais nada, você precisa identificar as causas do inchaço

Dois terços do nosso corpo é composto por água. Por isso, existem alguns mecanismos que controlam o equilíbrio de líquido em nosso corpo.

Portanto, se acontecer algum problema num desses mecanismos, os edemas podem aparecer. Como variações da pressão, excesso de sal e sedentarismo, por exemplo.

Inchaço, porque este problema atinge mais mulheres do que homens?

Mas na maioria as vezes, pequenos inchaços têm causa local, com pouca circulação de sangue.

No entanto, é preciso marcar uma consulta com um clínico ou um especialista. Neste caso, pode ser um cirurgião vascular ou angiologista.

Portanto, nada de sair tomando remédio sem receita. Pois sabemos que a auto medicação é perigosa para nossa saúde.

Retenção de líquido é a mesma coisa?

Quando o inchaço não está relacionado com nenhuma doença, podemos considerar como retenção de líquido. Essa retenção é resultado do acúmulo de água entre as células do corpo.

Entre as causas da retenção podemos destacar problemas hormonais, sedentarismo e alimentação errada.

Inchaço, porque este problema atinge mais mulheres do que homens?

Por isso, quando ficamos muito tempo parados sentado ou em pé, os tornozelos podem ficar inchados. Mas isso não quer dizer que você esteja doente. Por outro lado, andar pode fazer a diferença e diminuir o inchaço. Pois com o movimento, aumenta a circulação do sangue no corpo.

Porque então as mulheres sofrem mais que os homens?

Isso é muito comum e natural tá? Pois a nossa composição hormonal é bem diferente dos homens. Mesmo porque, as mulheres têm mais estradiol.

O estradiol tem um papel importante no nosso corpo, pois além de regular o ciclo menstrual e as características fisiológicas femininas, ele também ajuda na retenção do sódio. E por ser hidrófilo, ou seja, absorve água, ele aumenta a sensação de inchaço no corpo.

E tem mais, quando a gente não bebe a quantidade de água ideal, o nível de sódio sobe. Portanto, com mais sódio no corpo, mais retemos a água e ficamos mais inchadas ainda.

Além disso, as mulheres sofrem mais com prisão de ventre que os homens. Pois, além de ser chato aquela sensação de barriga inchada, o corpo sofrido segura não somente as toxinas, mas como também a água!

Inchaço, porque este problema atinge mais mulheres do que homens?

Outros fatores que ajudam o inchaço ser maior nas mulheres são os quadris, coxas e seios. Pois as mulheres têm mais tecido adiposo nessas regiões. O problema é que este tecido não absorve água, o que impede a realização da drenagem linfática.

Problemas como varizes e aumento da tireóide são mais frequentes nas mulheres!

Então, como resolver o inchaço?

Se você está disposto a resolver o problema e vai se consultar com o médico, comece praticando uma alimentação saudável.

Estamos cansados de saber, que os alimentos industrializados, embutidos, refrigerantes, suco em pó são os vilões né? Então já sabe o que fazer! Já passou da hora de mudarmos nossos hábitos alimentares!

Experimente melancia e melão que ajudam bastante por serem diuréticos e repleto de água e fibras.

Veja só, vou deixar 2 dicas pra te ajudar:

Chá de Hibisco – Tem propriedades diuréticas e flavonoides que são antioxidantes.
Farelo de Aveia – rico em betaglucana, fibra solúvel dietética. É bom para o intestino, para o sistema imunológico e anti-inflamatório. Além de diminuir a sensação de inchaço.

Acompanhe o Gênio! nas redes sociais para ficar por dentro de mais novidades incríveis: Facebook e Instagram

  • Descubra como ganhar R$ 500 em apenas 7 dias: o mapa definitivo para alcançar suas metas financeiras! Clique para descobrir

Vídeo novo no canal

Compartilhe esse Post
Seguir:
Filha de nerd, nerd é. Amo ler, assistir filmes, animes e séries. Mas minha maior paixão é o Skate!
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *