in

Infecções virais, como acontecem e como evitá-las

Tempo de leitura: 3 minutos

As infecções virais estão entre as causas de diversas doenças. Mas algumas atitudes simples podem ajudar a diminuir a chance de contaminação.

A infecção acontece quando microrganismos invadem o nosso corpo, grudam nas células e se multiplicam. Ou seja, as nossas defesas ficam frágeis e o osso organismo fica vulnerável. Este invasor pode ser uma bactéria, um fungo, parasita ou até mesmo um vírus. Portanto, quando um vírus invade nosso corpo, pegamos uma infecção viral.

O vírus é muito pequeno, chega ser menor que uma bactéria por exemplo. E quando ele entra no organismo, ele precisa de uma célula viva para se reproduzir. Enquanto alguns vírus podem matar as células, outros alteram a função celular.

Infecções virais, como acontecem e como evitá-las

Mas não é sempre que os vírus vencem uma batalha. Pois se estivermos com a imunidade alta, nosso organismo se defende com glóbulos brancos. É por isso que tomar a vacina do COVID-19 é importante nesse momento de pandemia.

Mas além da vacina que está chegando, é importante termos alguns cuidados para evitar as infecções virais. Pensando nisso quero compartilhar algumas dicas pra você praticar diariamente.

8 dicas para evitar as infecções virais

1 – Não saia de casa se você estiver doente, esta é uma recomendação padrão para todas as infecções virais. Observe com carinho esta dica, se você tiver contato com pessoas de risco como bebês, idosos e com doenças crônicas;

2 – Tenha o hábito de lavar sempre as mãos quando chegar da rua. Repita o procedimento sempre que for comer ou beber. Isso vale também se você for tomar sorvete, açaí e outros lanches durante o dia;

Lave sempre as mãos

3 – Se não tiver como lavar as mãos, use álcool em gel para higienizar as mãos. Tenha sempre um recipiente em seu carro ou bolsa;

4 – Quando você pegar uma gripe ou ficar resfriado, use um lenço, papel higiênico ou o cotovelo quando tossir ou espirrar. Não coloque as mãos na frente do rosto, no nariz ou na boca se você não conseguir lavar na hora;

5 – Limpe bem e sempre as portas, maçanetas, mesas de cozinha e de trabalho, local das crianças brincarem, etc;

6 – Quando você chegar da rua, lave imediatamente o seu nariz. Faça isso sempre que for lavar suas mãos. Pois a gente quase sempre esquece que o nariz é o principal agente de infecção.

Infecções virais, como acontecem e como evitá-las

Use soro fisiológico para fazer uma limpeza mais profunda e eficiente;

7 – Pratique sempre uma alimentação saudável. O consumo diário de frutas, legumes e verduras ajuda muito aumentar a imunidade contra COVID-19. Mas lembre-se de hidratar seu corpo. Por isso, beba bastante água e pratique exercícios físicos.

8 – Como eu disse anteriormente, os exercícios físicos fortalece o nosso sistema imunológico, além de ajudar na prevenção de outras doenças.

E aí, curtiu o post? Diga aí nos comentários. Mas não esquece de deixar seu voto positivo e a sua reação! Curta também nossa página no Facebook.

A melhor hospedagem para o seu site

Merece 1 ponto seu?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por Gláucia di Aguiar

Mãe de duas filhas lindas: Sara e Ísis.

Também trabalha como Criadora de Conteúdo no Gênio e no Instagram Glamour na Medida.

Exercícios físicos e 10 mitos que não te deixam praticar

Exercícios físicos e 10 mitos que não te deixam praticar

Como reparar cabelos danificados com máscara caseira

Como reparar cabelos danificados com máscara caseira