in

AmeiAmei

Lavar o arroz ou não antes de cozinhar? Melhor não fazer mais!

O arroz polido está desprotegido e pode perder nutrientes

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você soubesse que lavar o arroz antes de cozinhar não é bom, nunca mais faria isso né? Pois assim parte dos nutrientes do arroz se perdem.

Essa prática de tirar a sujeira do arroz com água é muito comum. No entanto, o costume é tão antigo, que a dentista Therezinha Beatriz Alves de Andrade Zorowich inventou o escorredor de arroz em 1959.

Entretanto, muita gente (inclusive eu) realiza o processo acreditando que está limpando o arroz. Inclusive, a gente costuma repetir a lavagem até sair aquele pó branco né?

Mas apesar de termos aprendido com os mais velhos, os especialistas explicam por que não devemos mais fazer isso!

Por que não pode lavar o arroz?

Nós estamos falando do arroz branco polido neste post. Por isso que ele não deve ser lavado antes de cozinhar.

Aliás, é justamente pelo motivo do arroz não ter mais a casca que foi retirada. Desse modo, o grão está desprotegido. Portanto, quando lavamos ou deixamos o arroz de molho, ele corre o risco de perder seus nutrientes.

Lavar o arroz ou não antes de cozinhar? Melhor não fazer mais!

Apesar do polimento, o arroz branco ainda tem as vitaminas do complexo B, ferro, potássio, magnésio e fósforo.

Além disso, quando lavamos o arroz ele pode ficar grudento depois de cozido.

Mas e o pó branco que sai do arroz?

Quando o arroz passa pelo polimento é normal que ele libere um “pó” branco. Ou seja, esse pó não é produto químico e nem sujeira, mas sim partículas do próprio grão! Além disso, no processo os grãos já são higienizados, por isso nem faz sentido o procedimento!

Inclusive, é importante falar que o arroz cru não é um local para juntar bactérias! Mesmo porque o calor do cozimento destrói qualquer micro-organismo prejudicial à saúde! Lembrando que as bactérias não saem totalmente na lavagem.

Lavar o arroz deixa com menos calorias?

Isso não é verdade, mesmo porque o amido faz parte da estrutura do grão. Apesar do arroz perder alguns nutrientes, ele não perde nenhum um pouco do amido. Presente também no trigo e na batata, o amido é um carboidrato simples e produtor de energia.

Arroz integral e parboilizado

Como o arroz integral ainda tem sua casca protetora, ele perde menos nutrientes do que o branco na lavagem. Já o arroz parboilizado quase que não perde nutrientes quando lavado. Mesmo porque, durante o processo de parboilização, as indústrias mergulham os grãos em água quente com 50º C. Esse processo isola o grão e os seus nutrientes ficam protegidos.

Enfim, a maioria dos arrozes já passam por um processo de higienização. No entanto, sempre leia as orientações nas embalagens antes de cozinhar.

E aí, curtiram a informação de hoje? Vocês também lavam o arroz? Vão continuar lavando depois de aprender? Diga aí nos comentários!

A melhor hospedagem para o seu site

Merece 1 ponto seu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Escrito por Anderson di Aguiar

Vlog
Esposo e Pai de 3 filhas

Varizes, saiba o que é mito ou verdade e como tratar

Varizes, saiba o que é mito ou verdade e como tratar

Cortes de cabelo curto para cada formato de rosto

Cortes de cabelo curto para cada formato de rosto