Não engordar no Natal é possível? Saiba como!
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Não engordar no Natal é possível? Aprenda com 7 dicas!

Tempo de leitura: 4 minutos

Se você pensa que é impossível não engordar no Natal, você precisa ler estes 7 conselhos para festejar e comer sem culpa na consciência!

As festas de Natal e Ano Novo finalmente chegaram, mas as tentações também. Porém, ao invés de se arrepender depois, siga as nossas dicas de hoje para aprender a comer menos!

Mas lembre-se de não perder peso antes pra depois tirar a barriga da miséria! Antes que o Natal chegue, aprenda a controlar a sua vontade de comer! Entretanto, é necessário mudar os hábitos antes de ir para a mesa. Tem que ter muita determinação e vontade!

Se você acha que é difícil não engordar no Natal, siga estas dicas de hoje, pois elas são comprovados por especialistas na psicologia da alimentação. Previna-se antes, para depois não reclamar o ano todo do seu peso.

1. Mastigue bem devagar

A saber, cerca de 5.000 voluntários participaram de um estudo japonês. Em seguida, eles concluíram que quem comeu muito rápido engordou sete quilos a mais do que quem comeu devagar.

Não engordar no Natal é possível? Saiba como!

Não tenha pressa de comer, pois a comida não vai sair correndo da mesa. Aliás, você tem o tempo necessário para comer. Então, mastigue devagar e imagine o ponteiro da balança te dando boas notícias.

2. Não coma onde tem muita gente

Procure não comer acompanhado por muita gente. Oxe, é sério isso?

Pois então, parece que o nosso instinto de sobrevivência é ativado nessas situações. Desse modo a gente pensa: “Se você chegar atrasado, não vai sobrar comida suficiente pra você! Por isso, coma tudo o que você conseguir antes que os parentes comam tudo“.

Parece brincadeira, mas é uma realidade. Por isso, se você já sabe que no Natal vai estar bem acompanhado, tente controlar este instinto e seja racional.

3. Cuidado com o self-service para não engordar no Natal

Essa dica é importante para você não engordar no Natal. Mas porquê?

A explicação mais óbvia é que a gente quer aproveitar e encher o prato com os mais variados tipos de alimentos.

Mas o nosso apetite é regulado por um mecanismo chamado saciedade sensorial específica. Ou seja, se a gente comer apenas dois tipos de alimentos, como um bife grelhado com salada, por exemplo, este sistema avisa que estamos satisfeitos.

No entanto como esse tipo de mesa tem muita comida gostosa, a vontade de comer aumenta mais ainda!

4. Coma menos doces pra você não engordar no Natal

Uma pesquisa conduzida pela Cornell University, em Nova Iorque, nos EUA, concluiu que não olhar para doces é uma boa estratégia pra não ceder à tentação.

Os pesquisadores, portanto, estudaram um grupo de mulheres num escritório. Eles concluíram que, as mulheres que viam chocolates ou bolachas na mesa, comiam cinco vezes mais do que se estivessem guardados a dois metros distância.

Moral da história, guarde os doces e outros alimentos calóricos longe dos olhos e esqueça que eles existem. Topa o desafio?

5. Diminua o tamanho dos pratos

Está provado que quanto maior o prato, mais comida colocamos nele. Por isso, faça uma mudança na sua cozinha e compre pratos menores.

Tenho certeza que você vai se acostumar com porções mais pequenas. Mas não vale repetir tá?

6. Não coma com música alta

Isso mesmo que você leu. Pois os restaurantes com bastante movimento usam este recurso para que as mesmas pessoas não fiquem na mesa por muito tempo.

Desse modo, o nosso sistema nervoso reage com sons muito altos aumentando o ritmo cardíaco. Assim, nós comemos mais rapidamente e, geralmente, uma quantidade maior do que o normal.

Por isso escolha locais mais sossegados, pois além de comer calma, você vai comer menos. Por outro lado, você consegue conversar tranquilamente com a pessoas que te acompanham.

7. Saboreie a comida para Não engordar no Natal

Não engordar no Natal é possível? Saiba como!

Uma universidade norte-americana pesquisou esses dias que nós damos pouca atenção à comida que comemos. Mas parece que essa falta de atenção pode nos custar alguns gramas a mais.

Portanto, há quem diga que a gente come com o cérebro. Por isso, se a gente saborear os alimentos com calma e sentir o aroma, por exemplo, ajuda a nos sentir saciados mais depressa.

E aí, curtiu as dicas de hoje? Já preparou a ceia de Natal? Ou vai passar na casa dos pais? Já se programou pra comer bem e com moderação? Diga aí nos comentários.

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Escrito por Anderson di Aguiar

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