10 maneiras de manter a saúde mental em dia

Anderson di Aguiar
Anderson di Aguiar 4 visualizações
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Depois que a pandemia chegou, muito se tem falado sobre a saúde mental. As incertezas chegaram junto com a Covid-19, deixando muito gente com crises de ansiedade, stress e até depressão. Portanto, sabemos que esta é uma realidade cada vez mais comum em nosso meio.

Quase todos conhecemos alguém que passa ou passou por alguma situação parecida. Afinal de contas, precisamos manter a nossa mente tranquila e saudável durante essa pandemia.

No entanto, especialistas explicam que outros problemas se tornaram comuns depois do Corona Vírus. O isolamento social, por exemplo, tem causado muitos problemas mentais. Isso acontece com maior frequência hoje, independente da idade, sem exceção.

Pensando nisso, eu vou compartilhar 10 dicas importantes para te ajudar a melhorar a sua saúde mental.

1. Veja menos notícias

Sim, é claro que é importante saber sobre o que acontece no mundo, inclusive sobre a Covid-19. No entanto, é preciso ter equilíbrio e saber o que pode ser ou não saudável para nós.

Por isso, pare de ver notícias de vez em quando. Você não precisa ter uma overdose de notícias sobre a doença, por exemplo.

Inclusive, isso vai ajudar você se desligar um pouco do stress causado por esta atualização constante de números e informações.

2. Medite

Pode até ser que você não se identifique com essa prática. Mas se você já pensou alguma vez em fazer, pode ser de grande ajuda.

Portanto, se você desejar aprender, tem muitos tutoriais e canais com músicas no Youtube que ajudam você relaxar.

Aliás, muita gente faz e afirma que esta técnica pode mesmo ajudá-la a relaxar e a controlar melhor as suas emoções. Então, reduza as emoções negativas e tente focar nas coisas boas da vida. Assim, você terá mais tempo para fazer coisas que não tinha tempo antes.

3. Fazer exercícios físicos também ajuda na saúde mental

A gente tem falado sobre isso aqui no blog. Pois sabemos que o exercício físico é fundamental na nossa vida. Fazer atividades físicas ajuda tanto a saúde do corpo quanto a saúde mental.

Então, caminhe, faça pequenas corridas, dance, pratique zumba. Pois o importante é exercitar o corpo e descobrir algo para manter ativa. Além disso, se exercitar também ajuda a mente se distrair dos problemas. Do mesmo modo, os exercícios ajudam a relaxar, além de ajudar a prevenir outras doenças.

4. Alimentação saudável

alimentação saudável também é tema nesse blog, por isso sabemos que ela ajuda muito na saúde mental. Sendo assim, precisamos evitar alguns alimentos, especialmente em momentos de maior tensão e stress.

Quanto estamos em casa sempre bate aquela vontade de comer. No entanto, é importante que você controle estes impulsos, por isso coma com moderação. Isto vai te ajudar tanto no corpo quanto na mente.

5. Converse mais no Whatsapp pra melhorar a saúde mental

Aproveite essa fase pra conversar mais pelo Whatsapp, ou por outro tipo de messenger. Apesar do contato virtual não ser igual o contato físico, essa atitude ajuda bastante na saúde mental.

Portanto, faça vídeo chamadas com seus amigos e familiares, evitando ao máximo ficar isolado em casa sem qualquer contato com o exterior. Aproveite as tecnologias e se conecte!

6. Aprenda coisas novas

Aproveite esse tempo dentro de casa para aprender coisas novas. Aliás, tem curso online, receitas novas ou até mesmo um novo hobby.

Mesmo porque, sempre tem alguma coisa que você sempre teve curiosidade em aprender. Surpreenda a si mesmo e enxergue novos horizontes!

7. Faça o que gosta

Se você estava aprendendo música por exemplo, não desista deste sonho. Portanto, faça aulas virtuais ou procure vídeos no Youtube. Pois existem vários jeitos de manter a normalidade e continuar com rotinas antigas. Portanto, faça uma lista de tudo o que você gosta de fazer e coloque em prática.

8. Dormir bem faz bem pra saúde mental

Mesmo que pareça difícil dormir bem, é muito importante que você durma. Enquanto algumas pessoas tenham menos energia e mais sono, outras sofrem muito com insônia.

10 maneiras de manter a saúde mental em dia

Por isso, é importante que você consiga um jeito de dormir as horas precisas. Você pode por exemplo, ir mais cedo para a cama; beber algum chá quente ou meditar antes de dormir.

Tenha os seus próprios métodos e coloque em prática, de forma que você consiga dormir o necessário.

9. Diminua o uso das redes sociais

O uso de aparelhos eletrônicas, de smartphones e das redes sociais aumentou muito durante a pandemia. No entanto, é importante que você tenha bom senso e equilíbrio. Controle o tempo que você passa nestas plataformas e limite o seu uso, de acordo com as suas necessidades.

10. Procure um profissional

Você não precisa sentir vergonha de pedir a ajuda de um profissional. Se você tiver tristeza, ansiedade e stress com frequência, e não consegue controlar, então está na hora de procurar ajuda. Não espere até chegar no seu limite!

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Anderson trabalha como Designer Gráfico há 22 anos e como produtor de conteúdo há 15 anos. Pai de 3 filhas lindas, nerd de carteirinha, assiste filmes, desenhos e séries todos os dias e ama o que faz!
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