O sono profundo pode limpar resíduos do cérebro, aponta estudo

Anderson di Aguiar
Anderson di Aguiar 2 visualizações
2 minutos de leitura

O sono profundo tem a capacidade regeneradora de limpar “resíduos do cérebro“. Como por exemplo, eliminar proteínas tóxicas que podem prejudicar os neurônios. Esta foi a conclusão do estudo da Northwestern University, nos Estados Unidos.

O estudo revela a importância deste procedimento para a saúde do cérebro. Podendo então, prevenir doenças destrutivas dos neurônios. Ou seja, o estudo reafirma a importância de ter uma boa noite de sono”.

Mas além de manter a saúde do cérebro, esta limpeza pode prevenir doenças destrutivas dos neurônios. Logo, este procedimento natural pode acontecer durante a vigília e o sono. Mas a limpeza aumenta bastante durante o sono profundo. Quem explica isso é Ravi Allada, autor principal do estudo publicado na revista Science Advances.

O sono profundo pode limpar resíduos do cérebro, aponta estudo

Este novo estudo fez testes em moscas da fruta. Mesmo porque, elas têm neurônios geradores dos ciclos de vigília e do sono. Mas não é só isso, pois estes neurônios são “muito semelhantes” aos dos humanos.

A equipe de Ravi Allada, descobriu que as moscas entram num estado de sono profundo semelhante ao dos humanos. Logo, os insetos eliminavam com maior facilidade resíduos cerebrais, ajudando na recuperação de lesões. Ravi também é diretor do Centro de Sono e Biologia Circadiana da Northwestern.

Ele conclui que este estudo contribui para descobrir porque precisamos dormir. Logo, ele sugere que a “eliminação de resíduos” do cérebro constitui uma função central do sono profundo.



Sobre o Sono Profundo

O sono profundo pode limpar resíduos do cérebro, aponta estudo

Esta é a fase do sono profundo na qual os músculos relaxam completamente. Além disso o corpo fica menos sensível a movimentos ou barulhos. No entanto, nesta fase a mente fica desligada logo, os sonhos também não acontecem.

Entretanto, esta fase é muito importante para a reparação corporal. Pois é neste momento que o corpo tenta recuperar pequenas lesões que surgiram durante o dia.

E você, tem dormido bem ultimamente? Diz aí nos comentários.

Acompanhe o Gênio! nas redes sociais para ficar por dentro de mais novidades incríveis: Facebook e Instagram

Fonte Obervador

  • Descubra como ganhar R$ 500 em apenas 7 dias: o mapa definitivo para alcançar suas metas financeiras! Clique para descobrir

Vídeo novo no canal

Compartilhe esse Post
Seguir:
Anderson trabalha como Designer Gráfico há 22 anos e como produtor de conteúdo há 15 anos. Pai de 3 filhas lindas, nerd de carteirinha, assiste filmes, desenhos e séries todos os dias e ama o que faz!
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *