Umidificador de Ar, como limpar e higienizar corretamente

Anderson di Aguiar
Anderson di Aguiar
4 minutos de leitura

A verdade é que os umidificadores deixam a respiração e o sono mais confortáveis ​​em qualquer estação do ano. Pois eles liberam uma névoa suave que pode ajudar em tudo, desde narinas secas, sangramento no nariz, até lábios e pele rachados.

- Publicidade -

Mas se você não limpar o umidificador regularmente, ele pode gerar mofo ou bactérias. Assim eles podem piorar a saúde, especialmente se alguém tiver asma ou alergia.

Na verdade, umidificadores sujos podem deixar as pessoas doentes, mesmo que não tenham asma ou alergias. Isso ocorre porque respirar ar contaminado com bactérias e mofo pode causar sintomas semelhantes aos da gripe. Podem causar inclusive infecções pulmonares.

Por isso, aqui está o que você precisa saber sobre como limpar e desinfetar seu umidificador de ar. Assim você vai desfrutar de todos os benefícios do seu aparelho.

Tipos de umidificador de ar

Existem vários tipos diferentes de umidificadores:

  • Evaporativos, que sopram o ar através de um filtro de espuma ou de pano;
  • A vapor, que usam eletricidade para criar um vapor que esfria antes de sair da máquina;
  • De névoa fria, que liberam uma névoa de água em temperatura ambiente.

No entanto, os evaporativos e vaporizadores podem liberar menos agentes alérgicos do que os umidificadores de névoa fria.

Como limpar um umidificador

Em primeiro lugar, verifique se o umidificador tem instruções específicas de operação e de limpeza. Caso contrário, siga esta dica que dá certo!

Produtos

  • Vinagre destilado branco
  • Escova de cerdas macias ou escova de dentes
  • Alvejante de cloro líquido
  • Água

Etapa 1

Primeiramente, desmonte o umidificador.

Em seguida, desligue-o, esvazie o reservatório de água e retire todas as peças removíveis. Incluindo um filtro de ar, se o seu tiver.

Etapa 2

Despeje o vinagre branco no tanque do umidificador, o suficiente para cobrir as áreas que têm contato com a água.

Você também pode diluir o vinagre com água morna para obter uma solução de limpeza menos concentrada.

Coloque as partes menores numa vasilha grande cheia de vinagre. Deixe as peças de molho por 20 minutos. Assim o vinagre pode eliminar qualquer sujeira.

Depois disso, esvazie o umidificador. Em seguida use uma escova de cerdas macias. Mas você pode usar uma escova de dentes que funciona! Faça isso para limpar quaisquer detritos ou resíduos.

Etapa 3

Agora chegou a hora de desinfetar. Então misture 1 colher de chá de alvejante com cloro líquido num galão de água fria. Em seguida, encha o tanque do umidificador até a metade. Tampe e agite a solução para molhar todo o interior. Depois disso deixe a solução agir por 20 minutos. Isso deve matar qualquer bactéria remanescente.

Etapa 4

Agora é a hora de finalizar a limpeza. Por isso, enxague cada peça do umidificador em água corrente. Repito o processo várias vezes até não sentir mais o cheiro de alvejante. Em seguida, deixe as peças secarem ao ar antes de montar o umidificador novamente.

Limpe o umidificador de ar pelo menos uma vez por semana enquanto estiver em uso.

E aí, você também usa umidificador de ar em casa? Diga aí nos comentários.

Acompanhe o Gênio! nas redes sociais para ficar por dentro de mais novidades incríveis: Facebook e Instagram

  • Descubra como ganhar R$ 500 em apenas 7 dias: o mapa definitivo para alcançar suas metas financeiras! Clique para descobrir

Vídeo novo no canal

Compartilhe esse Post
Seguir:
Anderson trabalha como Designer Gráfico há 22 anos e como produtor de conteúdo há 15 anos. Pai de 3 filhas lindas, nerd de carteirinha, assiste filmes, desenhos e séries todos os dias e ama o que faz!
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *