in

GosteiGostei

Vício em redes sociais aumenta na pandemia. Como superar?

Alguns gestos ajudam reduzir a necessidade de ficar sempre online.

Tempo de leitura: 6 minutos

Depois que a pandemia chegou o vício em redes sociais aumentou. Mas como superar a dependência e como isso afeta o adolescente, por exemplo?

O vício das redes sociais não é um assunto novo, mas vem crescendo num ritmo acelerado. É bem verdade que a Internet é um dos maiores meios para ficarmos conectados, mesmo à distância. Por outro lado, o Covid-19 mudou radicalmente os nossos hábitos, por isso precisamos ter uma relação saudável com o meio digital.

O documentário O Dilema das Redes Sociais na Netflix, por exemplo, se tornou um dos fenômenos da plataforma de streaming. Este filme chegou no momento mais oportuno. Pois a pandemia provocada pelo novo Coronavírus deixou muita gente viciada nas redes sociais.

Então, atire a primeira pedra quem não ficou grudado no celular por mais de duas horas seguidas. A verdade é que atualmente as redes sociais estão cada vez mais viciantes. Embora seja difícil parar de ver o seu feed, algumas dicas podem te ajudar a controlar este vício desmedido.

Porque temos esse vício em redes sociais?

Na verdade, existe uma razão científica que explica o porquê da nossa necessidade de ficarmos olhando nosso feed.

Vício em redes sociais aumenta na pandemia. Como superar?

Recentemente o site Huffpost entrevistou Nelson, professor associado da Escola de Medicina da Universidade de Minnesota em Minneapolis. Ele revelou que o nosso cérebro se preocupar com nossa segurança e bem-estar. Logo, ele está sempre pronto para nos preparar para que está por vir. Desse modo, estamos sempre à procura de mais e mais informações.

Algumas pessoas usam as redes sociais para se conectar com familiares e amigos. No entanto, muita gente só está em busca de notícia ruim ou de fofoca.

Quando lemos notícias perturbadoras, a resposta à ameaça é ativada“, afirma o especialista. Mas ele acrescenta que isto pode ser útil se a informação nos ajudar a conhecer ameaças à nossa segurança e saúde. Pois dessa forma nos motivamos para responder à ameaça se necessário. É por isso que é tão tentador passar de página em página. O nosso cérebro percebe que estamos fazendo algo essencial e produtivo.

No entanto, existe um limite que fica evidente quando deixa de ser saudável. E como eu sempre falo aqui, é preciso ter equilíbrio.

Estabeleça um horário para navegar na internet

Eu sei que é quase impossível colocar usar o celular por apenas uma hora por dia. Antes de mais nada, estabeleça de forma consciente um horário para navegar na internet. Assim, você evita a sobrecarga no seu cérebro com com tanta informação.

Estabeleça um horário para navegar na internet

Faça uma auto avaliação de quanto tempo você passa nas redes sociais e sites de notícia. Em seguida, coloque um limite para si mesmo.

Se você aceitar uma sugestão faça assim: fique no máximo por uma hora seguida. Mas divida o tempo, 15 minutos para o Instagram, outros 15 para o Youtube e assim por diante.

Desse modo, você não fica preso apenas numa plataforma num círculo vicioso.

Faça um auto exame e avalie seus sentimentos

É muito importante conhecer quais sentimentos aparecem quando estamos navegando. Será que ficamos mais ansiosos? Mais estressadas? Ou mais inquietos?

Neste momento, é muito importante fazer este tipo de reflexão. Dessa forma, você saberá saber exatamente o que deve ou não ver na internet. Mas faça isso, pensando no bem da sua saúde mental.

A dica é pesquisar por conteúdos que te deixam feliz e relaxado.

Não pegue o celular quando acordar

Vício em redes sociais aumenta na pandemia. Como superar?

Cá entre nós, esta parte é difícil né? Mesmo porque na maioria das vezes o nosso celular também funciona como despertador.

No entanto, quando acordar resista a tentação de ler todas as notificações que surgiram durante a noite. Tente ficar sem nenhuma tecnologia nos primeiros 30 minutos do dia.

Este gesto funciona como um pequeno detox tecnológico! Por isso, mantenha o foco na sua rotina de beleza e no café da manhã. Depois observe como isso vai afetar a sua produtividade. Mesmo porque você estará livre por um momento de qualquer notícia que seja!

Desative as notificações

Apesar desta técnica ser antiga, ela ainda é muito importante. A verdade é que sempre que o nosso celular vibra a gente pega ele pra ver o que é. Mas, quando não conseguimos pegar e ver as notificações, ficamos ansiosos.

Então, a melhor coisa a se fazer é desativar as notificações nos momentos de pausa, como na hora de almoço ou na casa dos amigos por exemplo.

Que tal um hobbie?

Que tal um hobbie?

Todos nós corremos o risco da nossa vida ficar sedentária. E quando isso acontece, é normal que usemos o celular para passar o tempo. Então, para evitar o vício em redes sociais, reserve um tempo para fazer algo divertido e criativo.

Deve ter alguma coisa que você goste, como ler um gibi, andar de skate o qualquer coisa que distraia sua mente. Se envolver exercício físico, melhor ainda!

Qualquer tipo de atividade, vai de deixar melhor e seu corpo vai liberar mais dopamina. Este hormônio da felicidade deixa a gente mais alegre e produtivo.

Se você não pode ir muito longe, um volta no quarteirão também é sempre uma boa ideia. Afinal, saúde é o que interessa, o resto não tem pressa!

Analise quem você está seguindo nas redes sociais

Analise quem você está seguindo nas redes sociais

Eu já fiz isso e posso dizer que é libertador! Então, reserve um tempo para analisar quem você segue nas redes sociais. Dá uma analisada e veja se realmente faz algum sentido continuar seguindo-as.

Enfim, siga pessoas que te inspirem de alguma forma. Siga pessoas que te oferecem conhecimento ou dicas úteis para o seu dia-a-dia. Se por acaso alguma dessas pessoas te deixar mais ansioso por causa do seu conteúdo, deixe de seguir.

E você, passa muito tempo na internet? Diga aí nos comentários. Mas não esquece de deixar seu voto positivo e a sua reação.

A melhor hospedagem para o seu site

Merece 1 ponto seu?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Escrito por Anderson di Aguiar

Gestor Social Media
2 prêmios de melhor blog do Brasil com Frango Nerd
Sócio da Aramado Midia Marketing Digital
Webdesigner - Designer - Problogger

Tchau cabelo comprido, 20 mulheres que cortaram e ficaram lindas!

Tchau cabelo comprido, 20 mulheres que cortaram e ficaram lindas!

Comer à noite, como isso pode influenciar seu sono?

Comer à noite, como isso pode influenciar seu sono?