Vitamina D, quanto tempo precisamos ficar no Sol pra se abastecer

Vitamina D, quanto tempo precisamos ficar no Sol pra se abastecer
277 visualizações
Tempo de leitura: 2 minutos

A vitamina D é essencial para a saúde. Mas, quanto tempo precisamos ficar ao sol para nos abastecermos de vitamina D? E qual a hora correta?

Para se abastecer desta vitamina, o ideal é tomar sol com regularidade. Ou seja, é bom fazer no mínimo, de uma a duas sessões de sol por semana, com duração de 15 a 30 minutos.

Os raios UV do tipo B passam pela pele e depois entram em ação com um derivado do colesterol. Este derivado está naturalmente presente no corpo, para finalmente produzir a vitamina D. Logo, a nossa pele funciona como um sensor e a vitamina transformada se espalha pelo corpo.

No entanto, é preciso levar em conta o tipo de pele para saber a duração da exposição ao sol. Mesmo porque, nem todas peles recebem a vitamina da mesma maneira.

Agora, nós temos cinco tipos de peles, da vermelha à negra, todas elas têm sensibilidades diferentes. Logo, as peles mais escuras vão precisar de um tempo maior de exposição do que as peles mais claras.

O ideal é a exposição aconteça entre as 10h e as 12h ou entre 15h e 16h 30, já que nesse horário o sol não está tão forte.

Vitamina D, quanto tempo precisamos ficar no Sol pra se abastecer

Além da exposição ao sol, a gente consegue vitamina D através de alimentos, como óleo de fígado de peixe, frutos de mar, leite e derivados.

O que acontece ao corpo quando falta da vitamina D?

A deficiência desta vitamina pode causar alterações ósseas, como a osteomalácia ou a osteoporose nos adultos, e raquitismo nas crianças. Além disso, alguns estudos revelaram que a deficiência dessa vitamina aumenta o risco de alguns tipos de câncer, diabetes e hipertensão.

Devido ao seu poder antioxidante, a vitamina D pode prevenir o envelhecimento precoce. Mesmo porque esta vitamina pode impedir os danos que os radicais livres causam nas células.

E você, gosta de tomar banho de Sol? Então diga aí nos comentários, mas não esquece de deixar seu voto positivo e a sua reação!

Deixe seu voto

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.