Como separar o lixo de casa?

Separar o lixo é essencial para facilitar o processo de reciclagem e reduzir a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários.

Em média, cada brasileiro gera aproximadamente 1,1 kg de lixo por dia. Esse número alarmante reflete não apenas o consumo excessivo...

Você sabe separar o seu lixo?

... mas também a necessidade urgente de implementar medidas eficazes de gestão de resíduos em todo o país.

Você sabe separar o seu lixo?

Separe os resíduos orgânicos, como restos de alimentos e folhas, em uma pilha ou composteira e promover condições adequadas de umidade e aeração para acelerar o processo de decomposição.

LIXO ORGÂNICO

Recicláveis são materiais como papel, plástico, metal e vidro, que podem ser transformados em novos produtos. Para contribuir com a reciclagem, é importante separá-los corretamente...

Recicláveis

lavar as embalagens e encaminhá-las aos pontos de coleta seletiva ou cooperativas de reciclagem.

Recicláveis

são os resíduos que não podem ser reciclados ou reutilizados, como restos de comida, materiais orgânicos contaminados e produtos químicos perigosos.

Rejeitos

Para descartá-los corretamente, é fundamental utilizar sacos de lixo adequados e destiná-los aos aterros sanitários autorizados.

Rejeitos

são substâncias que representam riscos à saúde humana e ao meio ambiente, como produtos químicos tóxicos, materiais radioativos e resíduos hospitalares.

Contaminantes e perigosos

O descarte correto desses materiais requer medidas específicas de segurança e o encaminhamento para tratamento especializado, visando evitar danos ambientais e proteger a saúde pública.

As cápsulas de café podem ser separadas e encaminhadas para programas de reciclagem específicos oferecidos por algumas marcas ou cooperativas.

Reciclagem específica

Já o óleo de cozinha usado pode ser coletado em recipientes apropriados e destinado a empresas especializadas em sua reciclagem, que o transformam em biocombustível ou outros produtos úteis.

Quer aprender mais sobre como fazer a reciclagem do lixo na sua casa do jeito certo?

Curtiu este post?