Ouvir música alta pode fazer mal para os ouvidos e causar surdez

Anderson di Aguiar
Anderson di Aguiar 3 visualizações
4 minutos de leitura

É muito bom treinar com música, e quando a música está alta parece que ficamos mais animados né? Mas a verdade é que por trás de todo esse barulho e agitação, se esconde um inimigo: o volume em excesso.

- Publicidade -
Achei na Shopee

Entretanto, de acordo com os especialistas, o nosso ouvido precisa ouvir até 85 decibéis. No entanto, o barulho pode atingir 110 decibéis ou mais dentro das academias.

Outro hábito que as pessoas têm é usar fones de ouvido nos ônibus e nos parques por exemplo. Mas apesar da música relaxar, o tempo passar e outras desculpas que a gente dá, na maioria das vezes a gente gosta de ouvir música alta.

Função do ouvido

O ouvido é um órgão extremamente sensível. Pois ele tem a missão de transformar os sons que ouvimos em impulsos nervosos. Estes impulsos são decodificados e interpretados pelo cérebro. 

Ouvir música alta pode fazer mal para os ouvidos e causar surdez

O ouvido funciona como um sinal de alerta. Quando estamos andando na rua, por exemplo, alguém pode gritar “cuidado” pra te alertar sobre algum perigo! Neste momento, o cérebro libera a adrenalina e o nosso corpo fica agitado, o coração acelerado e a respiração ofegante.

Portanto, isso nos mostra que a audição é fundamental para nos livrar de vários perigos, dentre outras funções!

Qualquer som emitido entra no ouvido e faz o tímpano vibrar.  Então, esse movimento estimula o ouvido médio e o interno. Desse modo, eles terminam como um impulso certeiro para o sistema nervoso central.

Porque não pode ouvir música alta?

Não pode porque qualquer som alto demais ouvido quando por muito tempo machuca toda estrutura interna do ouvido. Isso acontece por causa da energia sonora gerada pelo barulho em excesso.

Ouvir música alta pode fazer mal para os ouvidos e causar surdez

Sendo assim, pode aparecer um zumbido desagradável e junto vem a perda auditiva progressiva. Ou seja, a surdez já está em processo cada vez que o ouvido é machucado por sons altos! No entanto, não é só com jovens e adolescentes que isso pode acontecer, com os idosos também!

Por isso todo cuidado é pouco, melhor prevenir do que remediar né?

Você não precisa parar de ouvir suas músicas preferidas, mesmo porque música faz bem e gera prazer!

No entanto, tome o cuidado de ouvir num volume agradável, principalmente se usar os fones de ouvido. Nesse caso, principalmente, evite o volume máximo.

Pra saber se você está ouvindo no volume ideal com fones de ouvido, perceba se você consegue ouvir o ambiente ao seu redor.

Enfim, quando você estiver nas festas, baladas ou em shows fique confortável. Se o volume do som estiver te incomodando, use protetores auriculares. Pois, eles não são caros e realmente ajudam a bloquear o som alto.

E aí, curtiu o post de hoje? Diga aí nos comentários. Deixe um voto positivo e a sua reação pra este post.

Acompanhe o Gênio! nas redes sociais para ficar por dentro de mais novidades incríveis: Facebook e Instagram

  • Descubra como ganhar R$ 500 em apenas 7 dias: o mapa definitivo para alcançar suas metas financeiras! Clique para descobrir

Vídeo novo no canal

Compartilhe esse Post
Seguir:
Anderson trabalha como Designer Gráfico há 22 anos e como produtor de conteúdo há 15 anos. Pai de 3 filhas lindas, nerd de carteirinha, assiste filmes, desenhos e séries todos os dias e ama o que faz!
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *