Antes de falar das dicas eu quero falar sobre o câncer. Mesmo porque o câncer de pulmão é a doença que mais mata aqui no Brasil e no mundo! Só isto seria o suficiente para parar de fumar né? Mas eu sei como é difícil para muitos, parar de uma pra outra. Pois são poucos os casos em que isto acontece.
Em 2019 por exemplo, o Instituto Oncoguia realizou um estudo e traçou uma visão ampla do câncer de pulmão no Brasil.
Mas apesar da evolução da luta contra o tabagismo, este mal ainda atinge cerca de 85% dos casos de câncer. A oncologista Clarissa Mathias revela que o diagnóstico atrasado e a subnotificação contribuem para 92% dos casos terminarem em morte.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), apenas 24,6% dos casos são notificados no país. Estimativas apontam a ocorrência de 28.220 novos casos atualmente. Porém o Registro Hospitalar do Câncer (RHC) tem oficialmente listados apenas 6.915.
Logo, parar de fumar e evitar ambientes poluídos pelo cigarro são as melhores medidas individuais contra o câncer. Por isso, se você pensa ou não em deixar o vício, confira a seguir 4 dicas.
1. Você não quer parar de fumar?
Então, mesmo se você ainda não pensa em deixar o vício, mas chegou até aqui confira a sua dica.
Pesquise melhor sobre os riscos do fumo e as vantagens de parar de fumar. Mesmo porque não fumar é a melhor coisa que você pode fazer pela sua saúde.
Mas é claro que você ganha coisas boas como o bem estar e auto confiança. Além disso, você agora pode respirar com facilidade ao fazer exercício físico por exemplo. Vale a pena lembrar que depois de parar de fumar você economiza tempo e dinheiro. E sem tem saúde, tem mais dinheiro para usar com coisas produtivas inclusive!
2. Deseja parar de fumar nos próximos 6 meses
Agora, se você pensa em parar de fumar nos próximos seis meses, pode estar em conflito. Ou seja, geralmente existe este conflito com a vontade e a falta da confiança para avançar.
Portanto, a principal dica para você é enfrentar este conflito e resolvê-lo de uma vez.
Então, invista na motivação definindo os seus motivos para mudar. Aumente a sua confiança, e pesquise métodos para deixar de fumar. Procure pessoas próximas que tenham realizado esta mudança e peça apoio a elas.
3. Nos próximos dias eu paro de fumar
Mas se você quer parar de fumar nos próximos dias, prepare-se para dar este passo com segurança. Então, dedique tempo para conhecer e controlar os seus hábitos com o cigarro.
Existem duas perguntas interessantes que você pode fazer pra si mesmo.
- Quais são os cigarros mais importantes para você?
- E quais são os cigarros que você poderia evitar sem dificuldade?
Então, encare esta fase como se você fosse viajar e divirta-se. E como eu sempre digo, consulte o seu médico de confiança.
Pois existem medicamentos para quem quer parar de fumar. Já que eles são mais eficazes quando são tomados com acompanhamento médico.
4. Já parei de fumar
E enfim, se você já parou de fumar sinta o orgulho por ter realizado algo tão importante para você, seus familiares e amigos.
Entretanto, você vai sentir vontade de fumar de vez em quando. Então, repita quantas vezes for necessário que não fuma mais. Diga em voz alta: “agora não sou mais fumante“.
E por fim, se você estiver tomando medicamentos, siga o plano terapêutico e não termine a medicação antes do tempo.
Nota: As informações e conselhos disponibilizados no Gênio não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Acompanhe o Gênio! nas redes sociais para ficar por dentro de mais novidades incríveis: Facebook e Instagram
Fonte Oncoguia