Como parar de fumar? Estas dicas vão te ajudar a largar o vício

Anderson di Aguiar
Anderson di Aguiar
5 minutos de leitura

Antes de falar das dicas eu quero falar sobre o câncer. Mesmo porque o câncer de pulmão é a doença que mais mata aqui no Brasil e no mundo! Só isto seria o suficiente para parar de fumar né? Mas eu sei como é difícil para muitos, parar de uma pra outra. Pois são poucos os casos em que isto acontece.

- Publicidade -

Em 2019 por exemplo, o Instituto Oncoguia realizou um estudo e traçou uma visão ampla do câncer de pulmão no Brasil.

Mas apesar da evolução da luta contra o tabagismo, este mal ainda atinge cerca de 85% dos casos de câncer. A oncologista Clarissa Mathias revela que o diagnóstico atrasado e a subnotificação contribuem para 92% dos casos terminarem em morte.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), apenas 24,6% dos casos são notificados no país. Estimativas apontam a ocorrência de 28.220 novos casos atualmente. Porém o Registro Hospitalar do Câncer (RHC) tem oficialmente listados apenas 6.915.

Logo, parar de fumar e evitar ambientes poluídos pelo cigarro são as melhores medidas individuais contra o câncer. Por isso, se você pensa ou não em deixar o vício, confira a seguir 4 dicas.

1. Você não quer parar de fumar?

Então, mesmo se você ainda não pensa em deixar o vício, mas chegou até aqui confira a sua dica.

Pesquise melhor sobre os riscos do fumo e as vantagens de parar de fumar. Mesmo porque não fumar é a melhor coisa que você pode fazer pela sua saúde.

Mas é claro que você ganha coisas boas como o bem estar e auto confiança. Além disso, você agora pode respirar com facilidade ao fazer exercício físico por exemplo. Vale a pena lembrar que depois de parar de fumar você economiza tempo e dinheiro. E sem tem saúde, tem mais dinheiro para usar com coisas produtivas inclusive!

2. Deseja parar de fumar nos próximos 6 meses

Como parar de fumar? Estas dicas vão te ajudar a largar o vício

Agora, se você pensa em parar de fumar nos próximos seis meses, pode estar em conflito. Ou seja, geralmente existe este conflito com a vontade e a falta da confiança para avançar.

Portanto, a principal dica para você é enfrentar este conflito e resolvê-lo de uma vez.

Então, invista na motivação definindo os seus motivos para mudar. Aumente a sua confiança, e pesquise métodos para deixar de fumar. Procure pessoas próximas que tenham realizado esta mudança e peça apoio a elas.

3. Nos próximos dias eu paro de fumar

Como parar de fumar? Estas dicas vão te ajudar a largar o vício

Mas se você quer parar de fumar nos próximos dias, prepare-se para dar este passo com segurança. Então, dedique tempo para conhecer e controlar os seus hábitos com o cigarro.

Existem duas perguntas interessantes que você pode fazer pra si mesmo.

  • Quais são os cigarros mais importantes para você?
  • E quais são os cigarros que você poderia evitar sem dificuldade?

Então, encare esta fase como se você fosse viajar e divirta-se. E como eu sempre digo, consulte o seu médico de confiança.

Pois existem medicamentos para quem quer parar de fumar. Já que eles são mais eficazes quando são tomados com acompanhamento médico.

4. Já parei de fumar

Como parar de fumar? Estas dicas vão te ajudar a largar o vício

E enfim, se você já parou de fumar sinta o orgulho por ter realizado algo tão importante para você, seus familiares e amigos.

Entretanto, você vai sentir vontade de fumar de vez em quando. Então, repita quantas vezes for necessário que não fuma mais. Diga em voz alta: “agora não sou mais fumante“.

E por fim, se você estiver tomando medicamentos, siga o plano terapêutico e não termine a medicação antes do tempo.

Nota: As informações e conselhos disponibilizados no Gênio não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.

Acompanhe o Gênio! nas redes sociais para ficar por dentro de mais novidades incríveis: Facebook e Instagram

Fonte Oncoguia

  • Descubra como ganhar R$ 500 em apenas 7 dias: o mapa definitivo para alcançar suas metas financeiras! Clique para descobrir

Vídeo novo no canal

Compartilhe esse Post
Seguir:
Anderson trabalha como Designer Gráfico há 22 anos e como produtor de conteúdo há 15 anos. Pai de 3 filhas lindas, nerd de carteirinha, assiste filmes, desenhos e séries todos os dias e ama o que faz!
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *