Quando o assunto é economizar, a primeira coisa que vem em nossa cabeça é a dificuldade de sair das dívidas. No entanto, entrar nelas costuma ser bem mais fácil!
De acordo com o Ibope, apenas 21% dos brasileiros foram educados financeiramente até os 12 anos de idade. Já o SPC revela que 46% dos brasileiros não controlam seu orçamento.
Esses números nos provam que precisamos melhorar muito no cuidado com a saúde financeira. Portanto, precisamos de fato mudar nossos hábitos e agir com disciplina.
A verdade é nua e crua, pois nós arrumamos muitas desculpas para anotar os nossos gastos e fazer um controle. A princípio pode parecer uma tarefa difícil, mas logo se torna um hábito.
Se você compartilha do mesmo desejo que o meu, de sair do vermelho ou passar longe dele, continue lendo esse post. Pois eu vou compartilhar 7 passos importantes para organizar a vida financeira em 2024.
1. Como você gasta seu dinheiro?
Antes de mais nada, você precisa dar o primeiro passo. Portanto defina um planejamento para quitar as dívidas em atraso.
Em seguida, faça uma reflexão sobre os seus hábitos e comportamentos. Pergunte a si mesmo o que te levou a chegar nessa situação.
Nessa etapa portanto, é importante fazer uma análise de suas finanças. Desse modo você vaio descobrir como você está gastando o seu dinheiro.
2. Anote todas os gastos se você quer uma vida financeira diferente
Se você tem contas atrasadas, vai precisar focar nesse segundo passo. Portanto, anote durante 30 dias todos os gastos, inclusive as balas das crianças.
No entanto, é interessante filtrar e separar os gastos por categorias. Desse modo você terão uma visão ampla dos seus gastos. Vai conseguir, inclusive, escolher o que vai continuar no orçamento ou não.
E um detalhe: o SPC revela que a falta deste tipo de controle é a principal causa do nome ficar sujo, por exemplo.
3. Faça uma lista de todas as dívidas
Este é terceiro passo é importante para começar a organizar a vida financeira em 2021. Portanto, depois de anotar todos os gastos, agora abra uma nova planilha no Excel e faça uma lista de todas as suas dívidas. Você pode criar um arquivo só para os dois tipos de controle. Ou se preferir, crie um arquivo para cada controle.
Entretanto, organize de forma prática para que as contas básicas fiquem em primeiro plano. Pois os serviços e produtos de necessidade básica são prioridades. Como por exemplo, energia elétrica, água, aluguel principalmente e gás de cozinha.
Em seguida anote as contas que tem juros altos como cheque especial e cartão de crédito, inclusive. Essas também são prioridades tá?
4. Negocie apenas se puder
Em quarto lugar observe atentamente as três dicas anteriores antes de fazer acordos. Não adianta nada ficar empolgado com a proposta de negociação, se você ainda não consegue honrar com o pagamento.
E é por isso que os passos anteriores precisam ser feitos com foco e disciplina. Se possível, faça religiosamente todos os dias. Em pouco tempo as coisas vão melhorar! Pois é uma questão de prática e rotina!
No entanto, se você já conseguiu se organizar e o planejamento financeiro começou a dar resultados, siga em frente. Relacione as dívidas mais fáceis de negociar e procure um credor de cada vez. Ou seja, assim que quitar uma dívida, negocie outra.
Não se precipite, pois a situação pode melhorar se você se empolgar e agir no impulso!
5. Escreva seus sonhos e organize sua vida financeira
Agora que você conseguiu caminhar os quatro passos, chegou a hora de dar o quinto. Pois sonhar é viver, e viver com a vida financeira organizada é bem melhor né?
Aproveite que você se acostumou a usar as planilhas do Excel, para criar um arquivo apenas para seus sonhos e objetivos.
Nessa fase da reeducação financeira, escreva 3 sonhos:
- curto prazo (1 ano);
- médio prazo (de 1 a 10 anos);
- longo prazo (acima de 10 anos).
Em seguida, escolha um deles para ser o sonho de sair das dívidas. Agora é só focar e partir pra conquistar seus sonhos!
6. Para uma nova vida financeira, evite novas dívidas
Você está indo muito bem! Entretanto, fique atento nesse sexto passo, pois o seu sucesso depende disso.
Depois de tudo anotado, com todos os controles realizados e com os resultados da análise, é hora de rever os conceitos.
Desse modo, analise friamente seus gastos e decida onde será realizado os cortes! O que pode diminuir e o que deve ser eliminado por exemplo?
Essa fase é importante na sua caminhada para a realização dos seus sonhos. Por isso evite fazer outra dívida nesse período. Não dê o passo maior que a perna! Combinado?
7. Aplique o seu dinheiro
Uau, agora que você conseguiu executar os 6 passos com sucesso, é hora de aplicar o dinheiro que sobra.
A dica é aplicar num investimento que seja compatível com seu perfil e com seus sonhos. Para isso, procure um especialista de confiança, que possa lhe orientar como e onde realizar a aplicação!
E aí, curtiu as dicas de hoje? Você se interessou em organizar a sua vida financeira em 2024. Diga aí nos comentários! Vamos trocar uma ideia!