12 dicas infalíveis para deixar a casa organizada, limpa e cheirosa

Descubra dicas práticas para manter sua casa organizada e transforme seu lar em um ambiente acolhedor e funcional.

Ana Beatriz
Ana Beatriz
12 minutos de leitura

Olá leitores geniais! Quem não ama entrar em casa e sentir que tudo está no seu devido lugar? A palavra-chave aqui é casa organizada, e vamos explorar como alcançar esse objetivo ao longo deste texto.

- Publicidade -

No calor dos novos planos para o ano que se inicia, é fácil ficar empolgado com metas ambiciosas. Mas, para que esses sonhos se concretizem, é crucial começar a agir e transformar essas intenções em ações tangíveis.

E se tem algo que não pode ficar de fora da nossa lista de prioridades é justamente o nosso lar. O ano de 2021 trouxe desafios inesperados para muitas famílias, afinal, a maior parte do tempo foi passada dentro de casa, nos forçando a repensar como nos relacionamos com esse espaço tão importante em nossas vidas.

Portanto, diante do desejo coletivo por uma experiência diferente neste ano, é hora de colocar em prática algumas dicas infalíveis para manter a nossa casa em ordem. Ao longo deste texto, exploraremos 12 estratégias que tornarão a organização do lar uma realidade alcançável e duradoura. Vamos nessa!

1. Use um calendário

Mas você vai me dizer que não precisa escrever na agenda as tarefas pra limpeza de casa. Apesar de eu concordar em partes contigo, vale lembrar que a nossa rotina é diária né? Por isso é muito importante reservar um período para cada dia da semana para organizar e limpar a casa.

É claro que isso vai depender da rotina de cada família. Mas, você pode dedicar 15 minutos todas as manhãs para dar uma organizada na casa. Assim você pode deixar tudo no jeito quando voltar do trabalho, por exemplo. O importante é se organizar nesse sentido.

2. Arrumar a cama é sinal de casa organizada

Essa é uma dica que precisamos praticar mais aqui em casa também! Pois muitas vezes pensamos que não precisamos arrumar, pois vamos dormir novamente a noite!

Mesmo porque, cama bagunçada deixa uma sensação real de casa bagunçada. Sem falar que a cama desarrumada é um convite para voltarmos e dar uma “descansada”.

3. Não deixe a louça suja pro dia seguinte

Se você deseja mesmo uma casa organizada, pratique essa dica à risca!

Eu sei que é super cansativo chegar do trabalho e ainda lavar a louça suja. Mas essa atitude faz toda a diferença, quando você acorda e a pia está limpa! A gente fica mais animado e disposto pra viver mais um dia com alegria!

12 dicas infalíveis para deixar a casa organizada, limpa e cheirosa

Uma dica extra que você pode observar é lavar o que sujar. Por exemplo, quando todos terminarem o café da manhã, cada um lave seu copo e vai dar tudo certo! Desse modo, a pia não fica com tanta louça para lavar!

4. Acabe com a gaveta do “cabe tudo”

Eu tenho certeza que você tem uma gaveta na sua casa com tudo dentro! Acertei?

A verdade é que todo mundo tem uma gaveta pra guardar tudo o que não tem um lugar pra ficar! Em algumas vezes, é nesse lugar que colocamos tudo pra organizarmos depois!

12 dicas infalíveis para deixar a tudo limpo e cheiroso em casa

A propósito, dentro desta gaveta tem canetas velhas, papéis usados, fotos antigas, contas pagas ou não (kkk), partes pequenas de brinquedos e por aí vai! No entanto, uma casa organizada precisa ter gavetas organizadas também!

Por isso, pare um tempo pra fazer uma limpa nessa gaveta e jogar fora o que não tem mais utilidade!

5. Evite acumular roupas no canto

Não me diga que você não deixa acumular roupas em algum canto da casa? Afinal de contas, isso acontece na maioria das casas. O segredo também está na organização diária!

Portanto, cada vez que você tirar as roupas do varal, dobre e guarde no seu devido lugar. Algumas famílias têm o hábito de passar a roupa, nesse caso separe um dia pra passar pelo menos as roupas de sair de casa.

6. Guarde apenas o que for importante

Tudo o que não tem utilidade ou importância emocional deve ser jogado fora. Evite guardar ou acumular coisas que apenas servem para criar pó e ocupar espaço. Mesmo porque esse mal hábito ajuda na desorganização da casa.

7. Faxina é fundamental pra deixar a casa organizada

A faxina é uma limpeza mais profunda da casa e você precisa fazer uma vez por semana. Arraste sofá, tire o pó de tudo, troque as roupas de cama, lave os vidros e janelas, lave o quintal e limpe todos os móveis e utensílios.

Aqui em casa fazemos uma faxina todo sábado. Ou seja, se você fizer num dia fixo o processo se torna mais simples e vira uma rotina. Mas lembre-se da primeira dica: organizando a casa diariamente vai deixar o dia da faxina mais fácil e rápido!

8. Usou, guardou

Esse hábito é muito comum nos lares! Aqui em casa ainda estamos lutando pra vencer esse costume de usar e deixar em qualquer lugar. De vez em quando, meu marido vai pegando as coisas e vai guardando, daqui a pouco parece que limpei a casa novamente.

Criar esse hábito de guardar depois que usa ajuda bastante a deixar a casa organizada todos os dias! Já parou pra pensar quanto tempo perdemos arrumando tudo o que a gente mesmo bagunçou?

Portanto, escreva no quadro branco: usou, guardou!

9. Crie rótulos pra tudo e mantenha a casa organizada

Pode até parecer estranho além de ser uma tarefa chata, mas é necessário. Mesmo porque ninguém gosta de rótulos né? Mas cá entre nós, os rótulos ajudam muito na organização da casa. Principalmente nas despensas e nos escritórios, é interessante identificar caixas e embalagens. Além de ser muito prático, isso ajuda na organização e na logística do lar. Sem falar que é bom demais achar o que precisamos naquele exato momento.

12 dicas infalíveis para deixar a casa organizada, limpa e cheirosa

Outra dica importante, por exemplo, é dividir os alimentos em sacos, colocando rótulos para identificar e a data de validade. Vai te ajudar bastante na hora de escolher para cozinhar!

10. Evite o problema das tampas desaparecidas

Eu tenho a certeza que você já passou por isso também! Sabe quando você usa um pote pra guardar qualquer coisa e não acha a tampa? Ai que nervoso que dá né?!

Mas isso é fácil e simples de resolver, a gente que complica. É só guardar os potes tampados, separe um lugar no armário só para os potes que dá certo! Eu faço assim aqui em casa! Mas de vez em quando, acontece de uma tampa sumir! (kkk)

11. Otimize o guarda-roupas

Agora, não importa se o guarda-roupas é pequeno ou grande o problema sempre é o mesmo: muita roupa pra pouco espaço! Desse modo, qualquer guarda-roupas ficarão desorganizados e com roupas amontoadas!

12 dicas infalíveis para deixar a casa organizada, limpa e cheirosa

Pra resolver isso, você pode organizar as roupas por tipo, estação e cor por exemplo. Coloque roupas semelhantes nos cabides e dobre com cuidado cada peça de roupa. Você pode organizar as roupas íntimas por exemplo, guardadas numa única gaveta.

Observe também, se existem roupas que não te servem ou que você não usa mais.

12. Convoque todos da família para deixar a casa organizada

E por fim a dica mais importante de todas, a cooperação de todos da família para organizar a casa. Pois não adianta nada ter só uma pessoa pra fazer tudo dentro de casa. Pois aí já se torna escravidão, kkkk!

12 dicas infalíveis para deixar a casa organizada, limpa e cheirosa

Mesmo porque não existe organização sem a participação de todos, deste as crianças até os adultos. Falando em criança, quando mais cedo você ensinar, mais cedo eles aprenderão se organizar!

Mas o mais o importante de tudo é a boa convivência, sem brigas e discussões. Por isso tenha bom censo e flexibilidade para colocar essa dicas em prática. Pois nada melhor que um lar feliz, limpo e abençoado!

Conclusão: Mantenha sua Casa Organizada e Transforme seu Dia a Dia

Neste texto, exploramos a importância de manter a casa organizada como uma meta essencial para o ano em curso. Ao implementar práticas simples de organização, podemos transformar não apenas o ambiente físico, mas também nossa qualidade de vida e bem-estar.

Lembre-se de que uma casa organizada não é apenas esteticamente agradável, mas também contribui para a redução do estresse e aumenta a produtividade. Ao dedicar um tempo para arrumar e manter cada espaço em ordem, criamos um ambiente propício para o relaxamento e a realização de atividades diárias de forma mais eficiente.

Agora, convido você a compartilhar suas próprias experiências e dicas de organização nos comentários abaixo. Como você mantém sua casa organizada? Quais são seus truques favoritos para simplificar o processo de organização? Compartilhe suas ideias e inspire outros leitores a transformarem suas casas em espaços harmoniosos e funcionais.

Além disso, não se esqueça de reagir a este texto se ele trouxe valor para você e se você está motivado a começar a implementar algumas das dicas compartilhadas. Sua opinião é importante para nós!

Agradeço por dedicar seu tempo à leitura deste texto e espero que ele tenha sido útil para você. Vamos juntos tornar nossas casas mais organizadas e nossas vidas mais equilibradas. Até a próxima!

Acompanhe o Gênio! nas redes sociais para ficar por dentro de mais novidades incríveis: Facebook e Instagram

  • Descubra como ganhar R$ 500 em apenas 7 dias: o mapa definitivo para alcançar suas metas financeiras! Clique para descobrir

Vídeo novo no canal

Compartilhe esse Post
Seguir:
Filha de nerd, nerd é. Amo ler, assistir filmes, animes e séries. Mas minha maior paixão é o Skate!
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *