A frequência cardíaca é a velocidade do ciclo cardíaco medida pelo número de contrações por minuto. Mas ela pode variar em cada pessoa!
Quando o nosso coração bate mais rápido? Quando o amor da nossa vida está perto ou quando brigamos por exemplo. Mas ele também acelera quando praticamos exercícios físicos.
O interessante é que o nosso coração bate sem parar. Mas em alguns casos, o ritmo pode ficar irregular. Ele também pode ficar muito lento ou muito rápido!
O que é arritmia?
Acontece quando os batimentos ficam fora de ordem. Entretanto ela pode alterar tanto a frequência quanto o ritmo cardíaco.
Segundo a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas, as arritmias atingem mais de 20 milhões de brasileiros. Além de causarem mais de 300 mil mortes súbitas por ano.

No entanto, é muito comum o coração acelerar em condições normais. No entanto, se isso acontecer durante o repouso, procure um médico.
Médicos explicam que a nossa frequência cardíaca varia ao longo do dia. Portanto, isso pode acontecer por diversos fatores:
- alimentação
- sono
- medicamentos
- atividades física ou mental
- crises de ansiedade por exemplo
Como regular a frequência cardíaca?
Portanto, evitar as arritmias é a melhor maneira de evitar a morte súbita. Mas, como prevenir e manter a frequência cardíaca no ritmo certo?
Médicos cardiologistas recomendam alguns hábitos saudáveis:
- reduzir o estresse
- ter uma alimentação saudável
- controlar o peso
- evitar bebidas alcoólicas
- beber menos energéticos
- não fumar
- praticar atividades físicas

Quando os médicos fazem o diagnóstico da doença, além destas dicas, eles também receitam remédios. Ou ainda um tratamento definitivo através de cateter. Um desses tratamentos é a ablação, que dispensa a cirurgia ou implante de marca-passo.
Atualmente, todas as arritmias têm tratamento com excelentes resultados.
A frequência cardíaca ideal, em repouso, de acordo com a idade é:
- Até 2 anos de idade: 120 a 140 bpm,
- Entre 8 anos até 17 anos: 80 a 100 bpm,
- Adulto sedentário: 70 a 80 bpm,
- Adulto que faz atividade física e idosos: 50 a 60 bpm.
Como medir a frequência cardíaca?
Para medir, coloque o dedo indicador e médio na parte lateral do pescoço. É nesse local onde sentimos os batimentos cardíacos. Desse modo é possível contar quantas pulsações acontecem por minuto.

No entanto você também pode calcular contando os batimentos até 15 segundos e multiplicando o resultado por 4. Outra forma mais precisa é utilizar um pequeno aparelho chamado frequencímetro colocado no dedo. Mas se preferir use relógios especiais para medir a frequência cardíaca.
Você vai encontrar estes produtos em lojas de produtos médico hospitalares ou de esporte.
E aí, curtiu as dicas de hoje? Diga aí nos comentários. Mas não esquece de deixar seu voto positivo e a sua reação!